Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 19.05.20 - 20h01

Guarda Civil Municipal do Recife com nova frota

img_alt

19 viaturas foram entregues para uso exclusivo da corporação. Doação ocorreu através de emenda parlamentar da bancada pernambucana do Congresso Nacional (Foto: Cortesia)

 

A Prefeitura do Recife, por intermédio da Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR), recebeu nesta terça-feira (19) novas viaturas. Os recursos foram doados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), em virtude de emenda impositiva da bancada pernambucana no Congresso Nacional. No Estado, mais 67 municípios foram contemplados com a iniciativa.

A frota do Recife será toda substituída pelos 19 novos veículos, que vai gerar uma economia de cerca de R$ 63 mil por mês para a Secretaria de Segurança Urbana do Recife, onde a Guarda é lotada.  As viaturas serão distribuídas entre os setores de atuação da mesma, a exemplo da Rondac, GTO e Rondas Turística e da Assistência Social.

 "Essa tratativa parlamentar é desde o ano passado. Chegou em boa hora, pois a Guarda Municipal do Recife está atuando no front do combate do Covid-19, como no auxílio das filas em agências da Caixa Econômica Federal para recebimento do auxílio emergencial. Esses veículos já vão entrar na operação", revela Cel Adalberto Ferreira Freitas, Secretário Executivo de Gestão e Segurança Urbana. 

A Guarda Civil Municipal do Recife possui dois mil agentes e sua função é apoiar órgãos e secretárias de gestão municipal quanto à prevenção e segurança patrimonial. A Guarda atua em escolas, parques, unidades de saúde e nos três Centros Comunitários da Paz, os Compaz. 

PIONEIRA - A GCMR é a mais antiga do Brasil. Foi criada em 22 de fevereiro de 1893, assinada pelo então prefeito Manoel Pinto Damasco e publicada no Diário Oficial dois dias depois.