Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Política Urbana | 19.05.20 - 13h30

Prefeitura do Recife autua 54 estabelecimentos em operação no comércio de Nova Descoberta

img_alt

Mais de 100 servidores do município fizeram o ordenamento do comércio e da entrada da Feira Nova e do Mercado do bairro. Desde o início da quarentena, no último sábado (16), 76 lojas já foram notificadas (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Prefeitura do Recife segue nas ruas fiscalizando as determinações do Decreto Estadual 49.017, que estabeleceu a quarentena rígida no Recife e em outras quatro cidades da Região Metropolitana. Na manhã desta terça-feira (19), a ação aconteceu no entorno da Feira Nova e do Mercado de Nova Descoberta. Mais de 100 profissionais da Dircon, Guarda Municipal, Csurb, CTTU e outros órgãos participaram da operação.

Durante toda operação no bairro, que teve início na tarde de ontem, 18 estabelecimentos foram interditados por não se enquadrarem como serviços essenciais: barbearias, sementeira, lava-jato, marcenaria, vidraçarias, lojas de conserto de celulares, entre outros. Outros 36 estabelecimentos de serviços essenciais como farmácias, mercados e açougues foram notificados para o cumprimento das medidas do decreto e se adequaram imediatamente, podendo continuar abertos. Mais 70 visitas de orientação e verificação foram realizadas, tendo a fiscalização encontrado tudo de acordo com o decreto. A ação se soma ao ordenamento do comércio no largo comercial de Casa Amarela onde 22 estabelecimentos foram notificados.

A Secretária Executiva de Operações Especiais da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, Marta Lima, explicou que equipes da Prefeitura do Recife também fizeram o controle de entrada no Mercado Público de Nova Descoberta com distribuição de duas mil máscaras, álcool em gel e ordenamento de filas; a CSURB manterá as ações de distanciamento e higienização que já vêm sendo realizadas dentro de equipamentos públicos.

“Desde ontem estamos aqui informando e orientando os comércios que não se adéquam ao decreto estadual que fechem. A ideia é esclarecer e conseguir que o próprio comerciante decida pelo fechamento e cumprimento das medidas. Porém, a ação tem sido muito positiva já que os vários comércios, que foram notificados ontem, já estão respeitando as nossas orientações”, enfatizou.

A CTTU montou uma operação em três pontos fixos no entorno do Mercado de Nova Descoberta para fiscalizar o cumprimento da medida de restrição de circulação. Os agentes abordaram os condutores e, no caso de ação em desacordo com o decreto estadual, os cidadãos foram orientados a retornar para casa. Além disso, 300 agentes de trânsito estão espalhados em 16 pontos da cidade para fiscalizar a medida e orientar a volta para casa se não houver autorização para trafegar naquele dia ou apresentar declaração de serviço essencial. 

Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) e outros profissionais das equipes da Vigilância Ambiental do Recife foram responsáveis por desinfectar a área do Largo de Nova Descoberta. A sanitização consiste na aplicação de um desinfetante com ação viricida de alto nível, cuja ação tem início em até cinco minutos e o efeito residual atua por 24 horas. 

O Projeto Arte que Cura, também fez parte da ação na sua quarta etapa com o a Campanha Varal do Bem (Eu cuido de você e você cuida de mim). Em um dispositivo itinerante foi montado no Mercado de Nova Descoberta com máscaras gratuitas para a população. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), que vem promovendo ações de incentivo à população através das artes e, segundo a secretária da pasta, Ana Paula Vilaça, algumas das máscaras trarão mensagens de reflexão e afeto como “Eu cuido de você e você cuida de mim’, ‘Lave as mãos’, ‘Distância é Amor’, ‘Se proteja’ e ‘Vai passar’.