Secretaria-executiva dos Direitos dos Animais - SEDA

NOTÍCIAS

Direitos dos Animais | 19.05.22 - 12h05

Prefeitura do Recife leva ação de bem-estar animal à Ilha de Deus

Iniciativa da Secretaria Executiva de Direito dos Animais promove vacinação e orientação sobre cuidados com cães e gatos

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Direito dos Animais, dá continuidade à promoção de bem-estar animal nos bairros da cidade. Nesta sexta-feira (20), a ação chega à Ilha de Deus, com vacina antirrábica para cães e gatos, além de pré-agendamento de castração e outras orientações sobre cuidados com os pets. Os tutores terão acesso gratuito aos serviços que estarão acontecendo na Escola Municipal Capela Santo Antônio, na  Rua Engenho Canto Alegre, s/n, a partir das 9h.

Durante o evento, que segue até 13h, serão disponibilizadas 300 doses de vacina antirrábica. Na programação haverá ainda recolhimento de denúncias sobre maus-tratos, orientações sobre cuidados com os animais e pré-agendamento de castração. 

É importante ressaltar que a SEDA disponibiliza a vacina antirrábica de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Hospital Veterinário do Recife, no Cordeiro, e em territórios dos oito distritos sanitários da Secretaria de Saúde do Recife (acesse os detalhes aqui: http://www2.recife.pe.gov.br/servico/localizacao-das-usf?op=MTMz).  Moradores de outros municípios devem procurar as secretarias de Saúde de suas cidades.

RAIVA – A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida de animais para seres humanos) grave, que afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto pessoas quanto animais. A doença viral e infecciosa pode ser transmitida pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida, lambida ou arranhão. Os cachorros com raiva costumam ficar agressivos ou tristonhos, com salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. A vacinação antirrábica é garantida pelo SUS porque o objetivo é atingir o ciclo humano. Os animais precisam se imunizar todo ano para garantir a proteção deles e, consequentemente, da população humana.

 

SERVIÇO

AÇÃO DE BEM-ESTAR ANIMAL

Local: Escola Municipal Capela Santo Antônio

Rua Engenho Canto Alegre, s/n, na Ilha de Deus

Data: 20/05 (sexta-feira)

Horário: 9h às 13h