NOTÍCIAS

| 19.06.12 - 17h23

Atualização em atendimento pré-hospitalar atrai profissionais do Samu Recife

Capacitação tem duração de cinco meses e é oferecida em uma parceria da PCR, Ministério da Saúde e Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP)

Cerca de 15 técnicos de enfermagem e condutores de ambulância do Samu Recife começaram nesta terça-feira (19) uma atualização teórica e prática sobre suporte básico de vida e atendimento pré-hospitalar à população. As aulas ocorrerão duas vezes por mês no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do órgão, na Boa Vista. O curso tem duração de cinco meses e está dividido em 16 módulos, com dois encontros mensais. Ele é promovido em parceria entre Prefeitura do Recife, Ministério da Saúde e Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP).

A capacitação acontece por meio de videoaulas, que contam com suporte de instrutores, e no acesso 24h ao site www.capacitacaosamuhaoc.com.br. Na plataforma digital, os participantes podem assistir às exposições dos especialistas sempre que quiserem e ainda obter outros conteúdos exclusivos. O condutor Leonardo Burlemaqui participou da primeira aula da turma. “Esse tipo de plataforma facilita muito o aprendizado. O curso vai melhorar bastante o nosso modo de trabalho e atendimento, pois estaremos cada vez mais qualificados”, afirmou.

Na introdução, o grupo foi apresentado às leis que regulamentam os princípios médicos e a história da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. A qualificação também abordará temas como biossegurança, técnicas básicas de salvamento e resgate, atendimento a múltiplas vítimas, assistência a pessoas em situação de rua, transporte aeromédico e aquático e emergências clínicas variadas. O curso contará ainda com  aulas práticas utilizando manequins e outros equipamentos de remoção e resgate.

“A importância de qualificar e padronizar os técnicos e condutores na assistência dada ao paciente é uma prioridade para o Sistema Único de Saúde. No decorrer do curso, todos os profissionais deverão ter melhorado a qualidade de atendimento e o usuário do serviço também será beneficiado pela iniciativa”, comentou a coordenadora de enfermagem do NEP, Janise Cláudia Miranda.

Agenda - Ainda no auditório do NEP, nesta quarta-feira (20), médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Secretaria de Saúde do Recife participarão, das 14h às 18h, de uma capacitação sobre reanimação cardiopulmonar. O curso destacará noções de suporte básico de vida.

A também chamada ressurreição cardiorrespiratória envolve procedimentos de respiração e massagem cardíaca. No curso, os participantes terão acesso a métodos de ventilação mecânica, desbloqueio de vias áreas, desfibrilação e condutas de reanimação, entre outros tópicos.