NOTÍCIAS

| 19.06.12 - 18h37

Cuidado com os olhos neste São João

Saúde do Recife faz alerta para os perigos dos fogos de artifício e fogueiras

Por Junior Aguiar

As festividades juninas no Nordeste são tradicionalmente comemoradas com bastante comida de milho e forró, assim como fogueiras e fogos de artifício. Devido a esses últimos elementos ‘típicos’, muitos são os riscos aos quais a população fica exposta. A Secretaria de Saúde do Recife faz um alerta sobre os cuidados para evitar que, em meio às brincadeiras, os olhos sejam atingidos.

A fumaça das fogueiras é uma grande vilã. Além do calor das chamas, que já causa reações, entre os principais problemas causados pela exposição aos seus componentes tóxicos está a conjuntivite, que costuma provocar sintomas como ardência, irritação, lacrimejamento e prurido, entre outros desconfortos. Mas a situação pode piorar se os olhos forem atingidos por cinzas, brasas ou fagulhas. Acidentes do tipo podem provocar a perda da visão.

Mesmo dentro de casa é possível estar exposto aos riscos da fumaça. Para evitar o surgimento ou o agravamento de algum problema, uma dica é manter portas e janelas fechadas. “É bom tapar qualquer brecha com um pano úmido. Quem tiver ar condicionando em casa, é aconselhável manter o aparelho ligado. E se estiver sentindo algum desconforto na visão é interessante lavar com água limpa ou aplicar soro fisiológico. Se possível, gelado”, orientou o oftalmologista da rede municipal de saúde, Rilcon Coelho.

Os fogos de artifício, tradicionais do São João nordestino, costumam trazer riscos à saúde ocular. Se não forem manuseados de forma correta, podem provocar queimaduras, mutilações e até cegueira. “Qualquer explosivo pode ser de alto risco, seja um rojão ou um traque de massa. Devido à pressão provocada pela explosão, um corpo estranho, como uma simples pedrinha, pode ser lançado com força e atingir e machucar o olho”, explicou Coelho. O atrito pode não trazer um dano extenso, mas há o perigo de lesões na córnea e até perfuração no globo ocular.

O oftalmologista enfatizou a importância de pais e responsáveis supervisionarem atentamente as crianças quando elas forem soltar fogos ou brincar perto de fogueiras. “Em caso de acidente, procure lavar o local com bastante água limpa e evite o contato de qualquer outra coisa. Em seguida, ligue para a emergência”, completou. A Prefeitura do Recife oferece o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192.