NOTÍCIAS

| 19.06.12 - 16h46

Samu Recife será destaque em evento internacional de trauma e emergência realizado no Ceará

Coordenador do serviço, Leonardo Gomes, apresentará expertise municipal na implantação do atendimento pré-hospitalar e na oferta de resgate aeromédico

Por Clarissa Macau

A capital cearense, Fortaleza, receberá entre os dias 21 e 23 de junho, o II Simpósio Internacional de Trauma e Emergência do Nordeste para discutir aperfeiçoamentos, avanços e retratos do atendimento pré-hospitalar no País. O coordenador geral do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes, apresentará a experiência municipal em duas mesas temáticas.

A primeira delas será na quinta-feira (22), às 10h30, com foco no resgate por meio de aeronave. Além de Gomes, participarão da mesa o secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad, e a coordenadora do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau) de São Paulo, Junia Sueoka. Eles debaterão sobre as indicações, condutas e limitações para o transporte médico aéreo no Brasil.

“O resgate aeromédico é um facilitador para atendimentos de emergência, um reforço que deve ser usado o maior número de vezes possível. Em 2007, o Recife tornou-se um dos primeiros municípios brasileiros a dispor dessa modalidade de assistência prestada pelo Samu”, comentou Gomes, que tem ampla experiência no assunto. Um dos destaques do seu currículo no transporte com suporte de aeronave é a convocação por parte do Governo Federal para atuar no auxílio às vítimas da calamidade provocada pelas chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro no início do ano passado.

No último dia do evento (23), a partir das 14h, a mesa temática abordará os benefícios da Rede Samu 192 para a população. As discussões serão conduzidas pelo gestor recifense e pelo coordenador geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Paulo de Tarso Abraão. “A experiência da Prefeitura do Recife foi escolhida pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado como um dos três melhores programas de atendimento pré-hospitalar do Brasil, ao lado de Belém (PA) e Brasília (DF). Ser convidado para apresentar nossa expertise em simpósio de viés internacional é motivo de orgulho. Estou levando o nome do serviço da nossa cidade para o mundo”, completou Leonardo Gomes.

História – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Recife (Samu 192) foi criado em 2001 pela Administração Municipal, com inspiração no modelo existente na França. Devido ao seu desempenho, tornou-se referência junto ao Governo Federal e teve seu modelo replicado para todo o País. Oferece assistência pré-hospitalar 24 horas a pessoas em situações de risco em vias públicas e domicílios, com acolhimento prestado a vítimas de acidente de trânsito, violência urbana, mal súbito e distúrbios psiquiátricos.

Cerca de 500 profissionais atuam no serviço, entre médicos, enfermeiros, condutores de ambulância, socorristas, teleatendentes e auxiliares de serviços gerais, e outras funções. A frota possui 22 ambulâncias, sendo 18 básicas e quatro com UTI móvel; três motolâncias; uma viatura de apoio rápido; e duas aeronaves.