Saúde instala postos de vacinação temporários e reforça a campanha contra a poliomielite no Recife
Eles estão disponíveis em locais de grande circulação de público em bairros como Afogados, Boa Vista, Estância e Santo Amaro
Por Clarissa Macau
Após o lançamento oficial da campanha contra a poliomielite no último sábado (16), a Secretaria de Saúde do Recife disponibilizou postos extras de vacinação no município. Eles estão em locais de grande movimentação da capital pernambucana, como filiais de grandes redes de supermercados e shopping centers. A imunização é voltada para crianças com até cinco anos de idade incompletos.
Um dos pontos temporários foi montado no acesso à sede da Associação de Assistência à Criança com Deficiência - AACD, na Ilha Joana Bezerra. No local, várias mães aproveitaram para prevenir os filhos contra a paralisia infantil. Os irmãos Ariel e Pedro de Souza, com quatro e dois anos de idade, receberam as duas gotinhas no colo da mamãe, Ana Carolina Souza. “Não podia perder a chance de imunizar meus filhos. Pedro é usuário da AACD e sei que a campanha é uma forma de conscientizar os pais para preservar a saúde dos seus filhos”, afirmou.
Exclusivamente até o dia 21, haverá postos nos shopping Tacaruna e Boa Vista e na sede da AACD. Eles funcionam das 9h30 às 15h30. Até a sexta, haverá vacinação nas estruturas montados no acesso aos supermercados Todo Dia, em Afogados, e Hiperbompeço da Avenida. Nesses, as doses estarão disponíveis das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h30.
Segundo a coordenadora do Programa de Imunização do Recife, Elizabeth Azoulbel, os postos extras fazem parte da estratégia municipal. “Eles ampliam o acesso da população, aumentando a adesão à campanha. Mesmo não havendo novos casos da doença há 23 anos, é fundamental vacinar para manter a paralisia infantil afastada do território nacional. O vírus causador da enfermidade ainda está em circulação em alguns países da Ásia e da África e não podemos correr o risco de ver a poliomielite ser reintroduzida no Brasil”, enfatizou.
Na capital pernambucana, existem aproximadamente 103,4 mil meninos e meninas com menos de cinco anos. A expectativa do Governo Federal é cobrir 95% desse universo – o equivalente a cerca de 98,2 mil indivíduos na capital pernambucana. Até a manhã desta terça-feira (19), quase 53 mil crianças já haviam sido imunizadas. A campanha se encerra no dia 06 de julho. Nesse período, pais e responsáveis têm acesso garantido à vacina em mais de 160 unidades da rede municipal de saúde.
Postos volantes da campanha de vacinação contra a poliomielite
Até 21 de junho, das 9h30 às 15h30
AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente:
Avenida Advogado José Paulo Cavalcanti, 155, Ilha Joana Bezerra
Shopping Boa Vista:
Rua do Giriquiti, 48
Shopping Tacaruna:
Avenida Governador Agamenon Magalhães, 153, Santo Amaro
Até 22 de junho, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30:
* Hiperbompreço (Estância):
Avenida Recife, 3.777
* Supermercado Todo Dia (Afogados):
Estrada dos Remédios, 162