NOTÍCIAS

Mulher | 19.06.14 - 08h41

Museu da Cidade inaugura exposição sobre o futebol feminino em Pernambuco

A mostra segue aberta para visitação do público até o mês de agosto, de terça a sábado, das 9h às 17h, com entrada franca. (Foto: Inaldo Lins)

Uma exposição que conta parte da história do futebol feminino em Pernambuco foi inaugurada nesta quarta-feira (17) , no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas. “Mulheres em Campo”, com curadoria da diretora do museu, Betânia Côrreia, reúne 30 fotografias, em preto e branco, de Narciso Lins, e mostra as jogadoras praticando o esporte nos anos 1980. A mostra segue aberta para visitação do público até o mês de agosto, de terça a sábado, das 9h às 17h, com entrada franca. A exposição conta com o apoio da Secretaria da Mulher do Recife e da Secretaria de Esportes e Copa do Mundo.

Além das fotos, o público pode conferir um vídeo com os registros do programa Recife Bom de Bola Feminino, da Prefeitura do Recife, que visa a inclusão e valorização das mulheres no mundo do futebol. Um documentário, produzido por Lúcia Matos e Leonora Lacerda, sobre o esporte também está sendo exibido. O vídeo, que também é intitulado “Mulheres em campo”, traz depoimentos do cientista político Michel Zaidan, que fala sobre as mulheres e o mercado de trabalho, e de jogadoras e ex-jogadoras de times como o Sport Club do Recife, Acadêmica Vitória e Santa Cruz Futebol Clube.

“Quando começou a movimentação para a Copa das Confederações, fomos pesquisar o que tínhamos, no acervo do Museu, sobre futebol. E aí tivemos uma grande surpresa ao descobrirmos que tínhamos fotos, a maioria de Narciso Lins, de mulheres jogando. Com a pesquisa, descobrimos o sucesso do time de Vitória de Santo Antão, o Recife Bom de Bola Feminino e resolvemos montar uma exposição”, disse Betânia. Com textos em português e inglês, as fotos revelam o empenho feminino nos campeonatos, como o exemplo do time da Associação Acadêmica e Desportiva Vitória das Tabocas, da cidade de Santo Antão, no interior de Pernambuco. O grupo é vice-campeão de 2011 e 2013.

“É muito importante que as mulheres venham aqui, se reconheçam e entendam que é preciso enfrentar todo tipo de preconceito, seja nesse ou em qualquer esporte. Lugar de mulher é onde ela queira estar. E o nosso apoio à exposição reflete isso”, disse a secretária da mulher, Sílvia Cordeiro. Para além do sucesso, a mostra também relata o preconceito de gênero que existe no esporte. “ O futebol é um campo que as mulheres estão, desde os anos 80, enfrentando preconceitos. Existia um decreto que não permitia a presença feminina no futebol, apenas a de homens. Nada mais justo do que mostrarmos o desafio que estas pessoas enfrentaram e enfrentam para fazer o que gostam”, disse a curadora.

Para a ex- jogadora de futebol Édna Veloso, a exposição é muito emocionante porque não há muitos registros sobre a modalidade. “ Fui jogadora do time amador do Santa Cruz, nos anos 80. Éramos um time amador do Ipsep e chegamos a jogar em São Paulo junto ao time do Sport. É muito emocionante ver esta exposição, há fotos minhas e das meninas que jogavam comigo aqui. Sou muito apaixonada por futebol feminino e trabalhei com isso até me aposentar”, pontuou. Édna Veloso participou de um campeonato em 1983.