NOTÍCIAS

Cultura | 19.06.14 - 14h34

Pão de Açúcar, dos Aflitos, sofre nova interdição da Vigilância Sanitária

As atividades no açougue foram paralisadas porque não tem autorização para manipular carnes

A equipe da Unidade de Resposta Rápida da Vigilância Sanitária (Visa) do Recife interditou, ontem à noite, o açougue do Pão de Açúcar, do bairro dos Aflitos. A equipe chegou ao local por volta das 20h30, e identificou que o frigorífico funcionava sem autorização para manipulação de produtos de origem animal. Além disso, os técnicos constataram que o local funcionava em precárias condições higiênico-sanitárias e o esgoto estava dando retorno na área do açougue. Havia, ainda, problemas estruturais como vidro quebrado no expositor e câmara fria com ferrugem.

Foram apreendidos cerca de 7 kg alimentos congelados impróprios para o consumo, como lasanhas e hambúrgueres (descongelados). O restaurante do estabelecimento já havia sido interditado no último dia 19 de março. Na ocasião, a Visa Recife apreendeu e inutilizou 70 kg de alimentos impróprios para o consumo.

O Pão de Açúcar recebeu uma nova notificação e continuará a responder processo administrativo. A multa varia de R$ 40 a R$ 400 mil. O local ficará fechado por tempo indeterminado, sendo reaberto quando regularizar os problemas.

Plantão – Durante a Copa do Mundo e o ciclo junino, equipes formadas por 26 inspetores estarão de prontidão, para atender a qualquer denúncia. No caso dos surtos transmitidos por alimentos, a Vigilância Sanitária deverá proceder a coleta de alimentos para análise. As amostras serão encaminhadas para o Laboratório Municipal de Saúde Pública, que vai funcionar em regime de plantão de sobreaviso, para garantir transporte, armazenamento e processamento do material.