NOTÍCIAS

| 19.06.14 - 08h32

Secretaria de Saúde do Recife intensifica combate a dengue no TIP

Ação visa exterminar os mosquitos transmissores de doenças, monitorar a água e reforçar os cuidados com o lixo

Profissionais do Centro de Vigilância Ambiental (CVA), da Secretaria de Saúde do Recife, vão fazer uma ação de controle de vetores, nesta sexta-feira (20), no Terminal Integrado de Passageiros (TIP). O trabalho faz parte das ações do CVA, que foram intensificadas desde o início de maio, para evitar a proliferação de mosquitos durante o período chuvoso – que coincidiu com a Copa do Mundo e festividades juninas. Os agentes também vão analisar a qualidade da água e os cuidados com esgoto e lixo.

O trabalho será feito por 8 (oito) Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces), que vão inspecionar a área interna do TIP e o entorno do terminal. “Buscamos eliminar os possíveis criadouros de mosquitos, realizando ações básicas, como derrubando água de uma garrafa ou virando um vaso, por exemplo, e aplicando larvicida. Se encontrarmos a larva fazemos a coleta para levar a um laboratório, para saber do que se trata. Quando encontramos mosquito, fazemos aspiração, que elimina imediatamente”, explicou Jurandir Almeida, gerente do Centro de Vigilância Ambiental do Recife.

“Não há risco de surto de dengue na cidade. Os casos estão dentro da normalidade, e, em relação ao ano passado, reduziu”, afirmou Jurandir. Este ano, o número de casos confirmados caiu 73,1%, comparando com 2013. “E nossas ações não são voltadas somente para a dengue, mas também os mosquitos que transmitem outras doenças”, completou.

Além disso, os agentes vão fiscalizar a questão do lixo e do esgoto, e também monitorar o teor de cloro na água que abastece o TIP. “São ações comuns que nossas equipes realizam, e que vem sendo intensificadas, principalmente, nos hospitais, no metrô, Recife Antigo, Dona Lindu e Parque de Exposições do Cordeiro”, finalizou Jurandir.

Plantão – Durante a Copa do Mundo, as equipes do CVA estão de prontidão para atender as denúncias da população. O atendimento funciona das 8h às 22h, nos dias de jogos (do Brasil e na Arena PE), e até às 13h, nos fins de semana, através dos números 3355.7704 ou 3355.7705.