NOTÍCIAS

Cultura | 19.06.15 - 15h45

Comida de Santo abre a programação junina do Pátio de São Pedro

img_alt

Vinte pratos estarão disponíveis para degustação (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)

 

São João nem bem começou e o cheiro delicioso de milho, junto aos demais pratos típicos deste período do ano, já tomou conta da cidade. Mas e se a essas receitas tradicionais fossem acrescentados o camarão, o azeite de dendê e a pimenta? Pois essa é proposta da 9ª Exposição da Culinária Afro-Brasileira, que acontece no dia 22 de junho, a partir das 17h, no Pátio de São Pedro. A iniciativa do Núcleo da Cultura Afro-Brasileira conta com a parceria da Mãe Elza de Iemanjá, povos tradicionais de terreiros e apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. 

A exposição é uma noite dedicada à celebração da culinária africana e à reflexão sobre sua influência nos pratos mais comuns em nosso país. Conta com dez barracas expondo as iguarias, comandadas pelos babalorixás e as ialorixás, pai e mãe de santo, respectivamente. Vinte pratos serão apresentados nesta edição e sete mil unidades de alimentos diversos poderão ser degustadas. Além da culinária, cantos e rezas serão entoados para comemorar a fartura própria do mês de junho e louvar ao orixá Xangô e ao santo católico São João, celebrados durante este período do ano.

Após três anos sendo realizada na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, a Exposição da Culinária Afro-Brasileira volta ao Pátio de São Pedro, desta vez abrindo a programação do Ciclo Junino 2015 no local. Para Inajá Soares, uma das coordenadoras do Núcleo da Cultura Afro-Brasileira, é extremamente significativo e coerente este retorno. “A iniciativa teve início aqui e é aqui onde nossas mobilizações de luta pela igualdade racial acontecem, como a Terça Negra, a Caminhada dos Terreiros, a Festa do Fogo, dentre outros”, ressalta.

 

 Programação

17h - Celebração aos Ancestrais-Àdúrà (reza) e início do Sirè-Orin Òrìsà, Vodun, Nkise (cânticos) a Divindade ÈSÙ.

18h - Início da Degustação – Continuação do Sirè (cânticos) – Grande Roda.

20h - Celebração à Divindade SÀNGÓ – Todos dançam e cantam ao redor da Fogueira (Elemento FogoSAGRADO).

20h30 - Entrega do Prêmio ÌYÁBÀSÉ 2015.

21h - Encerramento do Sirè.

 

SERVIÇO

9ª Exposição da Culinária Afro-Brasileira no Ciclo Junino

Quando: 22 de junho

Local: Pátio de São Pedro, bairro de São José, Recife.

Horário: 17h às 21h

Informações: (81) 3355-3100 / 3101