Ônibus de informações turísticas estreia no São João
Quem vem para Pernambuco curtir o São João pulando fogueira, comendo canjica e dançando forró até o sanfoneiro cochilar não vai arredar o pé do Estado sem conhecer um pouquinho melhor a capital. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, estreia na próxima segunda-feira (22) uma estratégia volante de atração de turistas.
O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel fará sua estreia na mais nordestina das festas do nosso calendário, circulando por Gravatá e Caruaru, vizinhos com forte tradição junina, oferecendo informações sobre a cidade, seus atrativos e cartões-postais estrada afora. Além disso, será disponibilizada a programação dos arraiais montados pela administração municipal de cada cidade visitada.
Adaptado para atender os visitantes, com elevador para cadeirante, wi-fi grátis, balcão de informações e banheiro, o ônibus é resultado de uma articulação da Secretaria de Turismo e Lazer com o Ministério do Turismo, que viabilizou recursos na ordem de R$ 334 mil para aquisição e adaptação do veículo para fins de promoção turística. Dentro do veículo, uma equipe formada por um coordenador e dois atendentes fluentes em inglês, espanhol e libras atenderá o público dentro do veículo.
"O CAT Móvel tem como destino o turista. Queremos mostrar ao visitante que estiver nas nossas redondezas quantas novidades imperdíveis o Recife tem a oferecer, como o Paço do Frevo e o Cais do Sertão. E apresentar também o que temos de mais característico, como nossas paisagens e tradições culturais populares", explica o secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões.
Da segunda (22) até quarta (24), das 14h às 20h, o CAT Móvel estaciona em Gravatá, no movimentado Polo Moveleiro, onde entregará material de divulgação e prestará esclarecimentos sobre o Recife e os municípios do Pacto Metropolitano. De lá, o ônibus segue para Caruaru, onde permanece até o dia 27. Na capital do forró, o CAT Móvel ficará estacionado no Pátio do Forró (nos dias 25 e 26, das 17h às 23h) e no Alto do Moura (dia 27, das 11h às 18h). Depois, seu itinerário será definido em função do calendário festivo da Região Metropolitana.