Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 19.06.17 - 10h48

Fé e emoção na tradicional Procissão dos Santos Juninos

img_alt

Aproximadamente 2 mil pessoas acompanharam a procissão, que saiu do Morro da Conceição até o Sítio Trindade (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Além de muito forró, quadrilha e comidas típicas, o São João é tempo de rezar e agradecer. Independente de religião ou crença, grupos se juntaram, na noite deste domingo (18), para homenagear os quatro santos juninos: São José, Santo Antônio, São João e São Pedro. Emoção e muita fé marcaram a 10ª edição da Procissão dos Santos Juninos. O tradicional cortejo faz parte do Ciclo Junino 2017, oferecido pela Prefeitura do Recife.

A concentração aconteceu no final da tarde no Morro da Conceição. O pároco do Santuário do Morro da Conceição, padre Renato Azevedo, fez a sagração e a bênção do andor e das bandeiras pelo segundo ano consecutivo. Em seguida, os fiéis acompanharam o cortejo com destino ao Sítio Trindade, passando pela Rua da Harmonia e Estrada do Arraial.

Segundo o padre Renato Azevedo, a festa Junina tem grande importância para a igreja. "A festa mais popular do nordeste é cristã, pois os santos católicos marcam a tradição e o nascimento da nossa igreja. Antes de dançar forró, as pessoas querem a benção do céu. Podemos dizer que Deus também está presente no forró", finalizou o padre.

Dezenove bandeiras de vários municípios da Região Metropolitana do Recife participaram da procissão. A Banda Vereda Tropical acompanhou o percurso tocando hinos sacros e dobrados, junto com os integrantes da Associação dos Bacamarteiros de Pernambuco que foram os guardiões do andor com as imagens dos quatro santos. Durante a descida do morro, músicas da igreja eram cantadas. 

Na Rua da Harmonia, a Forrovioca e o Trio Pé de Serra Forró Luado animaram os presentes até a entrada do Sítio Trindade com muito forró pé de serra.  Na chegada ao Sítio, a Banda Junina 19 de Fevereiro recebeu os fiéis e o andor com os quatro santos que ficará no Sítio Trindade durante todo o ciclo dos festejos juninos.

A aposentada Iara Honorato, 68 anos, há três anos participa do cortejo. "Esse é o melhor dia. Precisamos pedir proteção a Deus e a Nossa Senhora antes de cair no forró, além de agradecer que estamos vivos, andando e podendo participar desta grande festa que é o São João", finalizou a participante do Bloco Lírico Cordas e Retalhos.

Para a moradora do bairro Vasco da Gama, Vanessa Santos, 25 anos, a procissão é uma tradição de família, pois ela acompanha a mãe desde a adolescência. "Todo ano eu e minha mãe estamos aqui e, desde o ano passado, trouxe meu filho, que tem apenas dois anos. Não tem coisa melhor que participar dessa procissão.

A aposentada Amara Paixão, 58 anos, todos os anos acompanha o cortejo. "Sou da Sociedade dos Bacamarteiros venho do Cabo de Santo Agostinho participar e não perco por nada. Essa energia é maravilhosa".

Em seguida foi a vez do Espetáculo Quero Ver Paiá Vuá encantar os presentes. A apresentação contou a história dos festejos juninos, com vários artistas e bailarinos em cena. Para os mais resistentes, a festa do Sítio Trindade só terminou na Sala de Reboco, embalada pelo forró do Trio 100% Mulher e dos cantores Antônio Paulino e Márcio Cesar.

Na internet ­- Para informações referentes à programação, dias e locais detalhados, serviços, dicas e toda agenda do ciclo junino, acesse o portal da Prefeitura (www.recife.pe.gov.br). Outros canais oficiais para conteúdo junino: Facebook (@SaoJoaodoRecife), Twitter (@SaoJoaodoRecife) e Instagram (@SaoJoaodoRecife). O Twitter da CTTU (@CTTU_Recife) também trará informações e dicas sobre a mobilidade na cidade. O internauta que quiser participar da nossa cobertura, basta usar a hashtag #SaoJoaoRecife.