Oficinas colaborativas para a revisão do Plano Diretor são iniciadas hoje (19)
Esta é a primeira rodada de um cronograma que inclui também oficinas temáticas e setoriais, audiências públicas e a realização de uma Conferência Municipal.
A Secretaria de Planejamento Urbano inicia hoje (19) o cronograma de oficinas colaborativas. A escuta ativa faz parte da mobilização social para a revisão do Plano Diretor do Recife. A primeira de uma série de escutas, que compõe a primeira rodada de participação, será realizada na Escola de Referência do Ensino Médio Nóbrega, no bairro da Encruzilhada. O credenciamento começa a partir das 18h e o início dos trabalhos marcado para iniciar às 19h.
Primeira de uma série de encontros, a oficina colaborativa de hoje é direcionada à participação dos recifenses que moram ou trabalham nos seguintes bairros: Água Fria, Alto Santa Terezinha, Arruda, Beberibe, Bomba do Hemetério, Cajueiro,Campina do Barreto, Campo Grande, Dois Unidos, Encruzilhada, Fundão, Hipódromo, Linha do Tiro, Peixinhos, Ponte de Parada, Porto da Madeira, Rosarinho e Torreão. A escuta continuará amanhã (20) e quinta (21), no bairro de Casa Amarela e Jiquiá, respectivamente, sempre no período da noite. Todos os encontros são abertos ao público.
A participação presencial se dará por meio de um cronograma que inclui consultas públicas em cada uma das seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade, oficinas temáticas e setoriais, além da realização de Conferência Municipal e de audiências públicas. Durante esses encontros caberá aos facilitadores sistematizar as opiniões, sugestões e críticas dos cidadãos sobre a visão de futuro que eles têm a partir das suas vivências e do sentimento de pertencimento em relação à cidade.
Já a participação virtual inclui um ambiente digital especialmente criado para concentrar as informações referentes à revisão do Plano Diretor. Nele é possível ter acesso aos detalhes sobre o processo de atualização do documento e também contribuir, nesse caso de duas formas: pelo site planodiretor.recife.pe.gov.br e pelas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Esses canais trarão em tempo real a cobertura de cada etapa de construção coletiva a ser realizada, sendo possível interagir em todas elas. Transformação com participação. A abertura desses canais interativos busca dar maior diversidade nas discussões sobre os ativos que se pretende valorizar. Assim, o Recife passará a contar com instrumentos urbanísticos mais contemporâneos tornando-se, também, uma cidade mais sustentável.
A participação e o controle social estão sob a coordenação do Conselho da Cidade e por um grupo técnico instituído para o acompanhamento das diversas etapas do processo de revisão. O Conselho é composto por 45 representações da sociedade civil e do poder público, sendo o grupo de trabalho formado por 16 dessas representações.
O conteúdo levantado a partir das escutas públicas será consolidado em cada etapa, constituindo a base para as proposições que serão discutidas na Conferência municipal e nas audiências públicas. Os projetos de lei decorrentes desse debate serão remetidos para a apreciação e votação da Câmara Municipal.
Mais informações: http://planodiretordorecife.com.br/
Confira o cronograma da primeira rodada de oficinas colaborativas:
RPA 2 – 19/06
Local - Escola Estadual Nóbrega / Estrada de Belém, 257 – Encruzilhada
Bairros: Água Fria, Alto Santa Terezinha, Arruda, Beberibe, Bomba do Hemetério, Cajueiro,Campina do Barreto, Campo Grande, Dois Unidos, Encruzilhada, Fundão, Hipódromo, Linha do Tiro, Peixinhos, Ponte de Parada, Porto da Madeira, Rosarinho e Torreão.
_______________
RPA 3 – 20/06
Local – Escola Estadual Dom Vital / Estrada do Arraial, s/n (próximo ao Mercado de Casa Amarela)
Bairros: Aflitos, Alto do Mandu, Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Apipucos, Brejo da Guabiraba, Brejo de Beberibe, Casa Amarela, Casa Forte, Córrego do Jenipapo, Derby, Dois Irmãos, Espinheiro, Graças, Jaqueira, Guabiraba, Macaxeira, Mangabeira, Monteiro, Morro da Conceição, Nova Descoberta, Parnamirim, Passarinho, Pau Ferro, Santana, Sítio do Pintos, Tamarineira e Vasco da Gama.
_______________
RPA 5 – 21/06
Local - Escola Adventista / Av. General San Martin, 2442 – Jiquiá
Bairros: Afogados, Areias, Barro, Bongi, Caçote, Coqueiral, Curado, Estância, Jardim São Paulo, Jiquiá, Mangueira, Mustardinha, San Martin, Sancho, Tejipió e Totó.
Sobre o Plano Diretor - O Plano Diretor do Recife traça o ordenamento para o território da cidade. Ele indica as diretrizes e os instrumentos urbanísticos necessários para o desenvolvimento do município de maneira planejada e equilibrada. Por indicação legal, a cada 10 anos esse documento precisa ser mais uma vez revisado e a contribuição social é fundamental para o processo. Organismos vivos que se transformam espontaneamente, as cidades buscam no planejamento estratégico participativo a adequação das diretrizes urbanísticas capazes de organizar e direcionar o seu crescimento. A última vez que o documento foi revisado foi em 2008. De lá para cá a cidade vem se transformando e a atualização do Plano Diretor chegará para realinhar as suas direções de desenvolvimento.