Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 19.06.18 - 18h43

Orquestra Sinfônica do Recife realiza concerto oficial gratuito nesta quarta-feira (20)

img_alt

O Teatro de Santa Isabel receberá o quarto concerto oficial da temporada 2018 nesta quarta-feira (20), às 20h. Na manhã desta terça-feira (19), o maestro Marlos Nobre e todo o grupo realizaram a aula-espetáculo do projeto Concertos para a Juventude. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)

 

Em tempo de canjica, forró e quadrilha, também há programação gratuita de música erudita na capital pernambucana. A Orquestra Sinfônica do Recife vai se apresentar no Teatro de Santa Isabel, nesta quarta-feira (20), às 20h. Trata-se do quarto concerto oficial da temporada 2018.

No programa do maestro, estão Robert Schumann e Mozart, o mais popular entre os compositores eruditos, de quem será executada a abertura da ópera As Bodas de Fígaro (Le Nozze di Figaro) para orquestra. Ópera cômica em quatro atos, foi escrita em 1786, baseada em um libreto italiano escrito por Lorenzo da Ponte, e é considerada pelo regente da Orquestra, maestro Marlos Nobre, uma obra leve, instigante e poderosa, “peça fundamental para a popularização da ópera no mundo”.

Do repertório de Robert Schumann, será executada a Sinfonia nº 3 em mi bemol maior Renana, a terceira sinfonia do compositor, que, na época, profetizou que o 4° movimento haveria de tocar o coração do público. “O 4º movimento é possivelmente um dos mais belos jamais escritos por Schumann, com sua dramaticidade eloquente e a exploração magnífica dos instrumentos de metal, desenvolvido como um canto solene e dramático”, detalhou Nobre.

Concertos para a Juventude – O Teatro de Santa Isabel esteve lotado, na manhã desta terça-feira (19), por muita gente que queria aprender um pouco sobre a história da música erudita e também sobre os instrumentos de uma orquestra e os seus sons singulares. O projeto Concertos da Juventude, idealizado pelo maestro Marlos Nobre, é realizado uma vez por mês, sempre um dia antes do concerto oficial da Orquestra.

Participaram da aula-concerto 190 alunos do Espro - Ensino Social Profissionalizante, organização sem fins lucrativos que atua na capacitação profissional para inclusão de jovens no mercado de trabalho; 25 estudantes do Projeto Samuel da Fundação AIO de Educação e Assistência Social, que promove troca de conhecimento e desenvolvimento de habilidades com oficinas tais como a de música; além de 50 idosos que estudam computação ou fazem atividades físicas ou de leitura no Compaz Escritor Ariano Suassuna no Cordeiro, espaço de cidadania e promoção de cultura de paz, mantido pela Prefeitura do Recife.

A aposentada Débora Tenório, 65 anos, que faz computação, ginástica e dança no Compaz Escritor Ariano Suassuna, participou da aula-concerto junto aos amigos do Centro Comunitário. “Eu achei a apresentação maravilhosa, já conheço a Orquestra. Tenho um filho que é pianista e professor de música, então muitas vezes já assisti a concertos com ele. Admiro vários instrumentos, como o violino e a trompa, mas gosto mesmo é do oboé”, contou Débora.

Para a colega dela, a aposentada Maria do Bom Parto, 59 anos, é essencial que o poder público estimule cada vez mais o consumo de música erudita. “A música clássica toca a alma e, como o maestro disse, existem estudos até sobre os benefícios da música para a saúde da mente e do corpo”.

O estudante Kimio Nishino, 20 anos, integrante do projeto Jovem Aprendiz, na área de tecnologia da informação, assistiu à Orquestra Sinfônica do Recife junto aos amigos da Espro. Foi a primeira vez dele num concerto e no Teatro de Santa Isabel. “Achei tudo muito bonito e organizado. O público se comportou de forma educada e se envolveu com a apresentação. Eu não conhecia muitos dos instrumentos, foi uma grande experiência”, comentou.

Para Alexandre da Silva, 21 anos, membro do projeto Samuel, também foi muito emocionante entrar num teatro pela primeira vez, assim como assistir a uma orquestra ao vivo pela primeira vez. “O trabalho deles é muito criativo. Gostei muito dos violinos, o som é bem bonito”, explicou Alexandre.

As inscrições para escolas e grupos interessados em participar do projeto Concertos para Juventude devem ser feitas antecipadamente, pelo telefone: 3355-3323. Já para assistir ao concerto de amanhã, basta chegar com uma hora de antecedência e retirar o ingresso na bilheteria do teatro.


Quarto Concerto Oficial da Temporada 2018 da Orquestra Sinfônica do Recife

Data: Quarta-feira, 20 de junho
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)
Entrada franca. Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação
Informações: 3355-3322