Prefeitura inicia segunda etapa do curso de qualificação à distância na área de esportes
Programa Recife Esportes Capacita (R.E.C.) usa aulas gravadas por especialistas, inclusive profissionais de Seleção Brasileira, para capacitar professores, técnicos e acadêmicos de Educação Física
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Esportes, deu início ao segundo módulo do Recife Esportes Capacita (R.E.C.), programa de qualificação profissional gratuita, via Educação à Distância (EaD), voltado para profissionais e entidades que promovem a prática esportiva na capital pernambucana. Após concluírem a primeira etapa, voltada para a iniciação na modalidade, os cerca de 2600 participantes estão agora tendo acesso a conteúdos mais avançados, multidisciplinares e voltados ao rendimento, como preparação física e psicologia do esporte.
A ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação, por meio da Unidade Virtual de Cursos à Distância (Unirec). As aulas gravadas incluem 12 modalidades e estarão disponíveis na plataforma Moodle, usada por instituições de ensino como UFPE, UFRPE e IFPE. De acordo com a secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, o R.E.C. é o maior curso de capacitação na área esportiva da história de Pernambuco. “Nosso objetivo foi contemplar o maior número possível de acadêmicos de educação física, para estimular a formação de novos treinadores, além de capacitar os atuais. As pessoas que estão em casa durante a quarentena puderam aprender e se qualificar ainda mais”, afirma.
As modalidades ofertadas são Vôlei de Praia, Handebol, Basquete, Karatê, Vôlei, Ginástica, Futsal, Judô, Natação, Luta Olímpica, Atletismo e Badminton, todas incluídas no programa Recife Esportes de Rendimento, iniciativa da Prefeitura do Recife que prepara os jovens para competir em alto nível. A coordenação das atividades fica a cargo de Joanna Maranhão, maior recordista brasileira da história da Natação, que conquistou o quinto lugar nos 400 metros medley, nas Olimpíadas de 2004, em Atenas, e hoje integra a equipe esportiva da PCR.
O programa conta com a chancela das federações estaduais de cada modalidade, além do apoio do Conselho Regional de Educação Física (Cref) e participação de profissionais com experiência de Seleção Brasileira, a exemplo dos treinadores Caio Lopes (Vôlei) e Cristiano Rocha (Handebol). O conteúdo da segunda etapa é multidisciplinar e inclui ensinamentos técnicos, táticos e físicos, voltado à formação dos profissionais para o esporte de rendimento. A carga horária é de 40h para cada modalidade, incluindo os dois módulos. A conclusão das atividades está prevista para o final de junho.