Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 19.06.20 - 12h51

Recife reabre praia e parques para corrida, caminhada, pedalada e retoma ciclofaixa de turismo e lazer

img_alt

A reabertura desses espaços públicos acontece já a partir deste sábado (20). No domingo (21), rotas exclusivas para bicicletas voltam às ruas da cidade, com ampliação (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Após a autorização dada pelo Governo do Estado para que os municípios disciplinem o acesso a praias, parques e calçadões, o prefeito Geraldo Julio anunciou o retorno desses locais para a prática de corridas, caminhadas e ciclismo, já neste sábado (20). Ficam proibidos o comércio nesses espaços e também a utilização de qualquer estrutura para permanência no local, como cadeiras e caixas térmicas, além de banho de mar. O prefeito também anunciou o retorno da Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife, com um percurso ampliado em mais 8 km, em pontos estratégicos de conexão com a rede ciclável fixa da cidade, garantindo 160 km de espaço exclusivo para os ciclistas. 

O retorno dessas atividades em parques e na orla seguiu a orientação técnica do D.A.D.O, plataforma encomendada pela Prefeitura do Recife ao Porto Digital, que garante a retomada segura das atividades econômicas e sociais na cidade. 

O prefeito Geraldo Julio falou sobre o novo avanço na retomada das atividades da cidade. “Com a autorização dada pelo Governo do Estado para a abertura das praias e dos parques, além das recomendações técnicas da plataforma D.A.D.O., que é nosso trabalho junto ao Porto Digital, e dos estudos da nossa equipe de saúde, estamos liberando as caminhadas, corridas e ciclismo em áreas públicas de nossa cidade. Aqui no Recife, os indicadores da pandemia estão em queda há mais de 30 dias, uma situação diferente do Brasil como todo, onde os indicadores ainda crescem. A ocupação das vagas de enfermarias e UTIs estão no menor índice desde o início da pandemia, são 42% de ocupação nas enfermarias e 83% de ocupação nas UTIs, segundo dados divulgados pelo Estado. Todas essas conquistas estão sendo fruto do isolamento social que foi feito pelos recifenses e é preciso manter essas consquistas”, afirmou o prefeito. 

Na praia continua proibida a instalação de barracas, guarda-sol, cadeira, caixa térmica, consumo de alimentos e comércio, como também estão proibidas aglomerações. Nos parques, os parquinhos infantis continuam fechados e também não será permitido comércio.

Pierre Lucena, presidente do Porto Digital explicou que a decisão vai de acordo com o estabelecido pelo D.A.D.O, plataforma de dados e algoritmos para facilitar e instrumentar a tomada de decisão sobre qualquer operação de interesse da cidade. “Estamos com a maioria dos indicadores mostrando uma queda na velocidade e na pressão do sistema público de saúde. Então em função disso estamos antecipando da fase amarela para a fase laranja as atividades físicas ao ar livre, individuais com todo o protocolo que a Secretaria de Saúde está determinando. Agora é hora de  manter a fase laranja, consolidar os dados que mesmo positivos, ainda são erráticos e merecem atenção”, avaliou Lucena.

No domingo (21), a Ciclofaixa de Turismo e Lazer que compreende três rotas que convergem no Marco Zero, no Bairro do Recife, volta a funcionar. Além da ampliação do percurso, a ciclofaixa terá mais um dia de funcionamento, passando a ser ofertada também no sábado, dia 27 de junho. A rota Oeste vai oferecer duas opções de roteiros aos ciclistas, uma seguindo por Afogados e outra levando até a Avenida Antônio Falcão, culminando na Avenida Boa Viagem. Já na rota Norte, que garante um percurso saindo do Parque da Jaqueira, o ciclista vai ganhar um trecho passando pelo Mercado da Encruzilhada e interligando aos percursos exclusivos para bicicletas que existem na região. A rota Sul permanece igual. Aos domingos, a Ciclofaixa permanece com o horário das 7h às 16h. No sábado (27), será das 15h às 21h. “"Domingo temos o retorno da Ciclofaixa de Turismo e Lazer com uma rota ampliada, serão cerca de 160km de ciclovias e de ciclofaixas. Tudo pronto para receber a população que queira caminhar, pedalar e desfrutar dos espaços públicos de nossa cidade com muita segurança." disse a secretária de Turismo e Lazer, Ana Paula Vilaça.

Para o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, a retomada das atividades físicas individuais ao ar livre é possível graças à adesão de parte importante da população do Recife ao isolamento social, à ampliação da capacidade hospitalar da cidade. “Ainda não estamos retornando à vida normal, mas sim a um novo normal onde a moderação nos novos hábitos é fundamental. Essa abertura funciona como um teste, um momento de avaliação que depende de todos nós. Se conseguirmos adotar novos hábitos e cumprir as medidas de distanciamento, poderemos avançar nas medidas de reabertura. Se não der certo, há sempre o risco de que seja necessária a retomada de medidas restritivas mais rígidas, assim como vimos em outras partes do mundo. Nesta fase devemos buscar o equilíbrio”, orientou o secretário de Saúde do Recife”, pontuou. 

A partir deste sábado, equipes da Secretaria Executiva de Esportes iniciam o trabalho educativo para conscientizar os usuários dos espaços públicos sobre os novos protocolos. A partir das 7h, os profissionais estarão em três pontos da orla de Boa Viagem para distribuir panfletos, incluindo professores de Educação Física, que aplicarão seus conhecimentos técnicos na área para reforçar o esclarecimento dos cidadãos. O trabalho acontecerá no Segundo Jardim, nas imediações da Padaria Boa Viagem e na altura da rua Padre Carapuceiro.  Na próxima semana os profissionais atuarão na Lagoa do Araçá, parques da Jaqueira, Macaxeira e Santana, praça do Hipódromo e avenida Beira Rio, além da orla.

“Chegamos a uma nova etapa que é a liberação das praias e dos parque para a atividades de corrida e caminhada. Eu quero lembrar que nós mantivemos um compromisso com a população, quando criamos o aplicativo Movimenta Recife, que levou atividade física para a casa de mais de 40 mil pessoas. Agora é hora de continuar seguindo os protocolos.O time de esporte estará nos equipamentos para dar toda a orientação necessária”, afirmou  Yane Marques, secretaria executiva de Esportes do Recife.

 

CONSULTE AQUI O PROTOCOLO DE PARQUES E PRAÇAS

CONSULTE AQUI O PROTOCOLO DE ORLA E BEIRA RIO

CONSULTE AQUI O PROTOCOLO DE CICLOFAIXAS