Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 19.06.20 - 10h56

Site junino estreia hoje (19) para garantir festa e celebração com isolamento social

img_alt

Página será principal palco do ciclo junino preparado pela Prefeitura do Recife, levando brincadeiras, receitas e muito forró para dentro da casa de cada recifense (Foto: André Rêgo Barros/PCR)

 

Cavalheiros e damas, um passo para frente do computador. O principal cenário do São João 2020 está pronto e a programação vai começar. O site preparado pela Prefeitura do Recife para servir de palco para a festa estreia hoje (19), cheio de serviços e conteúdos juninos para celebrar as tradições mais nordestinas do calendário brasileiro. Anote o endereço para não se perder pelo passeio na roça: www.saojoaodorecife.com.br.

Na página com cara de quermesse, serão disponibilizadas apresentações artísticas gravadas de casa pelos artistas, além de oito shows ao vivo, transmitidos nos dias 23 e 29, diretamente do Sítio Trindade. No parque mais junino da capital pernambucana, as lives serão comandadas pelos homenageados da festa.

No dia 23, a partir das 19h, Silvério Pessoa recebe Geraldinho Lins, Nando Cordel e Michelle Melo, para uma noite de muito forró e brega, do jeitinho que o pernambucano gosta. No dia 29, tem mais forró ao vivo. A derradeira noite de lives juninas será ciceroneada por Josildo Sá, que dividirá o palco virtual com Maciel Melo, Petrúcio Amorim e Cristina Amaral.

Os apresentadores serão a dupla Mateus e Catirina, que já emprestam sua alegria e irreverência aos festejos do Sítio há muitos ciclos juninos. Os dois dias de live terão o mesmo formato: além de apresentar seus próprios repertórios, os homenageados chamam os convidados, cantam com eles, depois lhes entregam o palco. As lives juninas serão transmitidas no YouTube da Prefeitura do Recife (www.youtube.com/prefrecife). Para evitar aglomerações, o acesso do público ao estúdio de transmissão dos shows, localizado dentro do casarão do Sítio Trindade, não será permitido.  

A partir do dia 23, a festa preparada pelas secretarias de Turismo, Esportes e Lazer, de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife,  também se espalha pela cidade. Já que o público não pode ir ao encontro do forró, como manda o figurino junino, o forró encontrou um caminho para ir até o público, respeitando os protocolos de isolamento social. Nos dias 23, 24, 26, 27, 28 e 29, das 17h às 22h, duas Forroviocas circularão por todas as regiões da cidade, levando um total de 48 atrações para garantir o rala bucho dos recifenses, nem que seja no parapeito da janela. A cada noite, cada Forrovioca transportará quatro shows cidade afora.

Entre os artistas que embarcarão na programação das Forroviocas, estarão: Lia de Itamaracá, Novinho da Paraíba, Gerlane Lops, Quinteto Violado, Ed Carlos, Nádia Maia, Cezzinha, Almir Rouche, André Rio, Maciel Salu, Nena Queiroga, Maestro Forró, Walmir Chagas, Liv Moraes, Azulão e Bia Marinho, entre muitos outros.

A solidariedade também será atração da festa. As lives promoverão a arrecadação de recursos, que serão destinados à compra de cestas básicas pela Sociedade dos Forrozeiros, parceira da Prefeitura do Recife. As doações confirmadas durante as lives serão captadas pelo Quero Impactar, através da geração de um QR CODE, criado especificamente para o evento realizado virtualmente. Poderão ser feitas doações também acessando diretamente o site www.queroimpactar.com.br.

Celebração dos Santos Juninos no Santuário do Morro da Conceição
No próximo dia 23, antes de começar o arrasta-pé, os padroeiros do ciclo serão homenageados com uma celebração virtual no Santuário do Morro da Conceição, a partir das 18h, que será conduzida pelo padre Luiz Rodrigues e transmitida pela internet, para evitar aglomerações dentro da igreja.

Adaptando a liturgia da tradicional Procissão dos Santos Juninos, as bandeiras serão posicionadas no altar do Santuário durante a  cerimônia, que será captada por seis câmeras e transmitida no Facebook do São João da Prefeitura do Recife (www.facebook.com/saojoaodorecife) e em todas as redes sociais do Santuário: no Facebook (www.facebook.com/santuariomorrodaconceicao), no Instagram (www.instagram.com/santuariomorrodaconceicao) e no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC-4cAsnCvXooKdmLYvNMMpg).

"Essa época que estamos vivendo mexe com todo nosso sistema simbólico e religioso. Nossa ideia de sociedade, de humanidade e de sagrado, tudo está se transformando. Estamos sendo convidados pelo universo a rever nosso ritmo e nosso estilo de vida frenético. Precisamos parar e pensar: para onde queremos ir agora? Até o que entendemos por festa e tradição precisa ser reaprendido", diz o padre Luiz Rodrigues.

Do Santuário, o andor dos Santos Juninos descerá o Morro para ser levado, da Rua da Harmonia até o Sítio Trindade, em carro aberto, acompanhado pela Forrovioca. De lá, a Forrovioca parte para animar a cidade. Mas não leva todo o forró embora. A festa finca pé no Sítio, onde a noite será de muito forró virtual, animada por Silvério Pessoa e seus convidados.

Site junino
É impossível passar pelo São João e resistir às delícias gastronômicas que o período oferece. Por isso, a Prefeitura do Recife vai disponibilizar em seu arraial virtual dois vídeos produzidos com o chef Elsinho Simões para que você produza uma boa receita na sua casa. Os conteúdos serão ensinando a fazer um mungunzá salgado e um bolo de fubá.

O site vai disponibilizar ainda algumas brincadeiras e simpatias sob o comando da influenciadora Jurema Fox e um aulão com muito arrasta-pé com a bailarina e produtora cultural Andréa Carvalho.

A partir das redes sociais serão veiculados cards para uso nas redes sociais, promovendo brincadeiras e interações virtuais. A ideia é a troca divertida de mensagens, todas no clima do São João.

Os recifenses também poderão acompanhar a programação e os conteúdos juninos pelo Portal do Turismo (visit.recife.br); além dos outros canais oficiais da Prefeitura do Recife (youtube, instagram e facebook).

PROGRAMAÇÃO SÃO JOÃO 2020

LIVES SÍTIO TRINDADE

DIA 23, a partir das 19h
Silvério Pessoa recebe Geraldinho Lins, Nando Cordel e Michelle Melo
Apresentação: Mateus e Catirina

DIA 29, a partir das 19h
Josildo Sá recebe Cristina Amaral, Maciel Melo e Petrúcio Amorim
Apresentação: Mateus e Catirina

FORROVIOCAS

DIA 23, a partir das 17h
Forrovioca 1
Itinerário: Casa Forte - Bomba do Hemetério (RPA 3)
Fabiana Pimentinha
Quinteto Violado
Ed Carlos
André Macambira

Forrovioca 2
Itinerário: Santo Amaro - Recife Antigo (RPA 1)
Gennaro
Irah Caldeira
Dudu do Acordeon
Carlinhos Monte Verde

DIA 24, a partir das 17h
Forrovioca 1
Itinerário: Derby - Prado (RPA 4)
Lia de Itamaracá
Jorge Silva
Beto Hortis
Tempero Brasileiro

Forrovioca 2
Itinerário: Linha do Tiro - Campo Grande (RPA 2)
Israel Filho
Edilza Ayres
Tribo Cordel
Belo Xis

DIA 26, a partir das 17h
Forrovioca 1
Itinerário: Afogados - Areias (RPA 5)
Nádia Maia
Cezzinha
Almir Rouche
Cascabulho

Forrovioca 2
Itinerário:  Bomba do Hemetério - Casa Forte  (RPA 3)
Patrícia Cruz
João Lacerda
Forró Culé de Xá
Roberto Cruz

DIA 27, a partir das 17h
Forrovioca 1

Itinerário: Imbiribeira - Pina (RPA 6)
Bia Marinho
André Rio
Silvério Pessoa
Azulão

Forrovioca 2
Itinerário: Prado - Derby (RPA 4)
Nildinho da Paraíba
Andrezza Formiga
Walmir Chagas  
Benil

DIA 28, a partir das 17h
Forrovioca 1
Itinerário: Recife Antigo - Santo Amaro (RPA 1)
Josildo Sá
Maciel Salu
Alcymar Monteiro
Liv Moraes

Forrovioca 2
Itinerário: Areias - Afogados (RPA 5)
Vânia Airam
Amigos Sertanejos

DIA 29, a partir das 17h
Forrovioca 1
Itinerário: Campo Grande - Linha do Tiro (RPA 2)
Nena Queiroga
Maestro Forró
Novinho da Paraíba
Luizinho de Serra

Forrovioca 2
Itinerário: Pina - Imbiribeira (RPA 6)
Gerlane Lops
Som da Terra
Fim de Feira