Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 19.06.21 - 15h11

Memorial Luiz Gonzaga promove live sobre obra do Rei do Baião

img_alt

Na próxima segunda-feira (21), a partir das 19h30, o legado do Velho Lua será tema de uma conversa virtual animada e embalada por muito forró, com a participação de músicos e poetas. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)
 


As sanfonas choram de saudade do arrasta-pé, que vai precisar ser adiado por mais um ano, em função da pandemia. Mas o bate-papo junino está garantido. Na próxima segunda-feira (21), a partir das 19h30, o Memorial Luiz Gonzaga promove a live “De São João para Gonzaga, de Gonzaga para São João”, que será transmitida pelo Youtube, no link: https://youtu.be/D97dbRxzqvY.

A conversa, conduzida pelo gestor do Memorial, José Mauro de Alencar, tratará da influência dos símbolos religiosos nos folguedos juninos e sobre a participação do Rei do Baião e seu legado nas festividades mais nordestinas do calendário brasileiro.

Participarão da conversa: o Padre Brás, de São José do Egito, para falar sobre a origem da festa; o cientista social Marcos Leite, que tratará da religiosidade popular, num passeio pelas crendices e simpatias típicas do ciclo; além do poeta Xico Bizerra e do músico e jornalista Bruno Lins, que conversarão sobre a importância de Gonzaga para o arrasta-pé junino até hoje.

Tudo isso intercalado por audições de clássicos do Velho Lua, que completaria 109 anos no dia 13 de dezembro. Até hoje, segue botando o fole pra roncar e o coração nordestino pra bater ligeiro que só triângulo de trio pé de serra.

O Memorial Luiz Gonzaga é um espaço cultural mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. No momento, atua por meio de programação virtual, devendo ser reaberto ao público após passar por melhorias, asseguradas pelo Projeto Move Cultura - Movimento de Qualificação dos Equipamentos Culturais.