NOTÍCIAS

Cultura | 19.07.12 - 14h43

Antiga estação da Ponte d’Uchôa é revitalizada

Praça da Ponte d’Uchôa acaba de ter sua reforma concluída. Foto: Irandi Souza

O local recebeu nova pintura, instalações elétricas e serviços de recuperação do telhado

Um ponto de referência e de valor histórico do Recife acaba de ter sua reforma concluída. A Praça da Ponte d’Uchôa, situada na Avenida Rui Barbosa, bairro das Graças, recebeu uma série de serviços que transformou a antiga estação de trem em um lugar ainda mais agradável. O trabalho, concluído em 30 dias, foi executado pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), ao custo de R$ R$ 44.043,00.

Foram feitas obras de recuperação do telhado, troca do madeiramento dos lambrequins (ornamentos de madeira da coberta), além de pintura e instalações elétricas. O local, no passado, serviu de parada para os bondes que faziam o transporte público no Recife.

O diretor de Manutenção Urbana da Emlurb, Fernando Melo, falou sobre a importância de recuperar a praça. “A praça é uma área tombada, um ponto turístico de valor histórico que representa a cultura daquele lugar. A Ponte d’Uchôa já havia sofrido danos causados por abalroamentos de veículos, além da ação do tempo, por isso vimos a necessidade de realizar a sua manutenção e preservação”, disse.

O motorista Humberto Francisco, 53 anos, aprovou a nova praça reformada. “Ficou tudo muito bonito, a pintura e os detalhes. Sempre passo por aqui, e é um ponto de referência que não pode deixar cair. Já tirei até fotos, porque gosto desse lugar”.

História – Uma placa colocada na praça explica um pouco da história do lugar: “construída em 1865, a Ponte d’Uchôa é um dos exemplos da arquitetura de ferro no Recife. Funcionou como uma das paradas dos trens urbanos da Maxambomba-bondes, que percorria as ruas da cidade entre 1867 e 1915”.