NOTÍCIAS

Mulher | 19.07.12 - 13h18

Atividade lembra a mulher negra latino-americana e caribenha

Distribuição de folderes e de fitas de pulso aos servidores e visitantes para lembrar e fortalecer o 25 de julho, Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, constam da atividade que a Secretaria Especial da Mulher do Recife realizará, na próxima quarta-feira (25). Realizada a partir das 9h, no hall da Prefeitura do Recife, a ação terá a participação da Diretoria de Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã.

Comemorar o 25 de julho é ampliar e fortalecer as organizações de mulheres negras e construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, a discriminação e demais desigualdades raciais e sociais”, justifica a gerente de temática da pasta Especial da Mulher, Alzenide Simões, que elaborou a atividade.

Para ela, “a data é também para se ampliar parcerias, dar visibilidade a luta, as ações e valorizar o debate sobre as políticas afirmativas da identidade da mulher negra brasileira".
 
O Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, capital da  República Dominicana.  Na ocasião ficou estabelecido que a data seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. A partir de então, setores da sociedade civil, organizações não governamentais e órgãos governistas têm desenvolvido políticas públicas para consolidar e dar visibilidade ao 25 de julho baseados na condição de opressão de gênero e raça em que vivem estas mulheres, vivenciada  no cotidiano.