Conexão Cultural propicia a educadores diversas atividades de lazer
Cerca de 5.700 professores apreciaram as 18 atrações
dos espaços culturais da Cidade
Por Edgar Lima
Na tarde desta quarta-feira (18), cerca de 5.700 professores da Rede Municipal de Ensino do Recife participaram de diversas atividades culturais como visitas a museus; palestras; idas ao cinema, além de assistir espetáculos de teatro e dança, oferecidas pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), por meio da Conexão Cultural, que neste ano chega à 7ª edição.
Foram 18 atrações escolhidas, democraticamente, pelos educadores através do portal Professor@.com (http://educar.recife.pe.gov.br). A programação sociocultural da Conexão, que tem o objetivo de inserir os colaboradores da Educação na cena cultural da Cidade, propiciando a eles um momento de diversão e lazer na volta do recesso escolar.
Dentre os espaços ofertados estavam os teatros Barreto Júnior e Luiz Mendonça, em Boa Viagem; Joaquim Cardozo, na Madalena; Hermilo Borba Filho e Apolo, no bairro do Recife e Santa Isabel, em Santo Antônio. Este último recebeu uma bela apresentação da Orquestra Sinfônica do Recife, interpretando a obra do homenageado do Ano Letivo 2012, Luiz Gonzaga, com o musical “Concerto para Luiz Gonzaga com a Orquestra Sinfônica do Recife”.
“A Conexão Cultural oportuniza aos educadores o acesso à diversão e à cultura em diversas linguagens, como: dança, música, cinema, teatro. E isso ajuda na formação profissional, onde eles podem utilizar esses conhecimentos tanto nas atividades de sala de aula quanto na pessoal, antes da volta às aulas, enriquecendo sua cultura”, reforçou a diretora Geral de Acompanhamento e Avaliação Educacionais, Joana D’arc Santos.
Na apresentação, a Sinfônica do Recife ensinou aos professores, de maneira didática, os instrumentos utilizados na apresentação: flautas, contrabaixos, violinos, violas, pandeirolas, triângulos. Do repertório de Gonzagão, os educadores municipais se deleitaram com Algodão, Xote das Meninas, Riacho do Navio, entre outras, que receberam arranjos do Maestro Duda.
“O processo de escolha oferecido foi maravilhoso, pois assim podemos ir ao evento desejado, e optei por vir ao Concerto. A Sinfônica trouxe em sua apresentação excelentes arranjos, além de um conhecimento bastante didático sobre os instrumentos de uma Orquestra”, ressaltou a professora da Escola Municipal da Mangabeira, Carolina Gondin Leitão, de 35 anos.
Nos outros espaços como o Cine São Luiz, na Boa vista, teve a exibição do filme “A Arte do Cinema a Serviço da Educação – A Alfabetização do Olhar"; palestras com temas sobre a linguagem audiovisual, no Cinema São Luiz; período holandês no Brasil, no Centro Paulo Freire, na Madalena e O Brasil Africano, no Centro Administrativo Pedagógico (CAP), na Ilha do Leite. Houve ainda visita aos principais espaços afrodescendentes dos bairros de São José e Santo Antônio, incluindo a casa de Badia. No final do passeio, os professores viram no Pátio de São Pedro, a exibição de maracatus infantis.