NOTÍCIAS

Cultura | 19.07.12 - 10h06

Conexão Cultural propicia a educadores diversas atividades de lazer

Dentre os espaços ofertados está o  teatros Santa Isabel, em Santo Antônio. Foto: Clélio Tomaz

Cerca de 5.700 professores apreciaram as 18 atrações
dos espaços culturais da Cidade
 
Por Edgar Lima
 
Na tarde desta quarta-feira (18), cerca de 5.700 professores da Rede Municipal de Ensino do Recife participaram de diversas atividades culturais como visitas a museus; palestras; idas ao cinema, além de assistir espetáculos de teatro e dança, oferecidas pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), por meio da Conexão Cultural, que neste ano chega à 7ª edição.
 
Foram 18 atrações escolhidas, democraticamente, pelos educadores através do portal Professor@.com (http://educar.recife.pe.gov.br). A programação sociocultural da Conexão, que tem o objetivo de inserir os colaboradores da Educação na cena cultural da Cidade, propiciando a eles um momento de diversão e lazer na volta do recesso escolar.
 
Dentre os espaços ofertados estavam os teatros Barreto Júnior e Luiz Mendonça, em Boa Viagem; Joaquim Cardozo, na Madalena; Hermilo Borba Filho e Apolo, no bairro do Recife e Santa Isabel, em Santo Antônio. Este último recebeu uma bela apresentação da Orquestra Sinfônica do Recife, interpretando a obra do homenageado do Ano Letivo 2012, Luiz Gonzaga, com o musical “Concerto para Luiz Gonzaga com a Orquestra Sinfônica do Recife”.
 
“A Conexão Cultural oportuniza aos educadores o acesso à diversão e à cultura em diversas linguagens, como: dança, música, cinema, teatro. E isso ajuda na formação profissional, onde eles podem utilizar esses conhecimentos tanto nas atividades de sala de aula quanto na pessoal, antes da volta às aulas, enriquecendo sua cultura”, reforçou a diretora Geral de Acompanhamento e Avaliação Educacionais, Joana D’arc Santos.  
 
Na apresentação, a Sinfônica do Recife ensinou aos professores, de maneira didática, os instrumentos utilizados na apresentação: flautas, contrabaixos, violinos, violas, pandeirolas, triângulos. Do repertório de Gonzagão, os educadores municipais se deleitaram com Algodão, Xote das Meninas, Riacho do Navio, entre outras, que receberam arranjos do Maestro Duda.  
 
O processo de escolha oferecido foi maravilhoso, pois assim podemos ir ao evento desejado, e optei por vir ao Concerto. A Sinfônica trouxe em sua apresentação excelentes arranjos, além de um conhecimento bastante didático sobre os instrumentos de uma Orquestra”, ressaltou a professora da Escola Municipal da Mangabeira, Carolina Gondin Leitão, de 35 anos.
 
Nos outros espaços como o Cine São Luiz, na Boa vista, teve a exibição do filme “A Arte do Cinema a Serviço da Educação – A Alfabetização do Olhar"; palestras com temas sobre a linguagem audiovisual, no Cinema São Luiz; período holandês no Brasil, no Centro Paulo Freire, na Madalena e O Brasil Africano, no Centro Administrativo Pedagógico (CAP), na Ilha do Leite. Houve ainda visita aos principais espaços afrodescendentes dos bairros de São José e Santo Antônio, incluindo a casa de Badia. No final do passeio, os professores viram no Pátio de São Pedro, a exibição de maracatus infantis.