NOTÍCIAS

Cultura | 19.07.12 - 19h14

Variedade, qualidade e quantidade: Comidas típicas do Recife

Por Alessandra Raposo

Bolo de rolo, Pé de moleque e Bolo Souza Leão são tradicionais da culinária pernambucana. Foto: Rafa Medeiros

Bolo de rolo, tapioca, arrumadinho de charque, bolo Souza Leão, carne de bode e bobó de camarão. É com a culinária típica do Recife que a cidade se mostra para os seus visitantes. Com a diversidade de estabelecimentos gastronômicos, o cardápio do Recife se torna bastante variado. Misturando pratos típicos a ingredientes sofisticados, mercados, bares, restaurantes e botecos mostram que têm em comum a competência de agradar a todos os paladares.

Os sabores exóticos da culinária típica recifense resultam da influência indígena, africana e portuguesa desde os tempos coloniais. Um cardápio criativo confere à cidade o título de primeiro polo gastronômico no Norte e Nordeste. O Recife está cheio de oportunidades para conhecer alguns bons locais de degustação da cozinha tipicamente recifense.

O recifense tem o costume de perpetuar tradições. Como na Semana Santa em que todos os pratos servidos são à base de coco. Assim, o feijão, o peixe e o arroz recebem um toque local delicioso. No São João, a mesa fica repleta de comidinhas de milho, como a pamonha e a canjica.  

Em todos os lugares da cidade, população e turistas encontram um bom exemplo da culinária recifense. Em muitos bares espalhados pelo Recife dá pra degustar pratos como se estivesse na praia de Boa Viagem, como a agulha frita, caldinho dos mais diversos, caranguejo, bobó de camarão, sururu, queijo coalho e tantos outros. Saindo dos petiscos, a dica é almoçar em um dos restaurantes da cidade. A pedida pode ser a buchada, consiste em uma espécie de cozido, preparado com o bucho de bode ou carneiro, recheado com um picadinho do sangue coagulado, tripas e fígado, refogado com hortelã, limão, alho, cebola e temperos. A mistura desses ingredientes confere ao prato o título de um dos mais deliciosos e tradicionais da cozinha recifense. Além desse, dá pra apreciar arrumadinho de charque e carne de sol, chambaril, dobradinha, fava, camarão na moranga, galinha de cabidela, mão de vaca, peixada, camarão, caldeirada, lagosta etc.

Para a sobremesa, bolo de rolo, bolo pé-de-moleque, bolo Souza Leão, paçoca, sorvetes de frutas regionais, cocada e cartola, uma das mais tradicionais sobremesas da gastronomia pernambucana. Seu preparo consiste em banana frita coberta com queijo coalho ou manteiga assado e polvilhada com açúcar e canela. O Recife ainda tem centenas de pratos típicos, e para degustar um pouco mais deles, o jantar poderá ter cuscuz, munguzá, tapioca e queijo manteiga. Pelo paladar, o recifense promete seduzir todos os visitantes e deixar neles o gostinho da volta, afinal, o grande diferencial da nossa gastronomia é a quantidade de estabelecimentos, a qualidade e a variedade.