Secretaria de Finanças

NOTÍCIAS

Finanças | 19.07.16 - 19h27

Sistemas de finanças e tributação municipal é foco de visita de representantes do Governo de Angola ao Recife

img_alt

Comitiva de gestores públicos do Ministério Angolano das Finanças se reuniu nesta manhã (19), com os diretores da Emprel. Amanhã (20), será a vez da Secretaria de Finanças (Foto:Luciano Ferreira/PCR)

 

Nesta terça-feira (19), a Empresa Municipal de Informática (Emprel) está recebendo uma comitiva da República de Angola para uma visita técnica. O assunto é a tecnologia e os sistemas desenvolvidos pela Emprel para organização das finanças do município. O governo angolano veio representado pelo Serviço de Tecnologias da Informação e Comunicação das Finanças Públicas do Ministério das Finanças (Setic-FP) e pela Administração Geral Tributária, com um grupo de 12 pessoas. Na programação, também está agendada uma visita amanhã (20), à Secretaria de Finanças do Recife.

Durante toda a manhã, os gestores participaram de uma reunião com os diretores e o presidente da Emprel, Eugênio Antunes. Na ocasião, foram apresentadas as ações da Empresa voltadas para a administração municipal, como o desenvolvimento de sistemas e a manutenção de redes e infraestrutura de informática, e os voltados para o cidadão, como o serviço de internet wi-fi gratuita, Conecta Recife.

Em um segundo momento, à tarde, serão apresentados, detalhadamente, a tecnologia e os processos utilizados pela Prefeitura do Recife para processar os tributos, principalmente o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviço (ISS) e a Nota Fiscal Eletrônica. Desde 2013, o Portal de Finanças, desenvolvido pela Emprel, oferece serviços como a emissão de extratos, guias e certidões, fazendo com que o contribuinte não necessite ir até o posto de atendimento, no edifício-sede da PCR. O sistema processa a arrecadação do município a cada 15 minutos, agilizando de forma significativa os procedimentos.

"A troca de experiências é sempre muito positiva. Nossa empresa é consolidada e tem 45 anos de atuação. Para nós, também é muito importante reuniões como esta, pois temos a oportunidade de ver como o país está se organizando. A Emprel foi criada para processar os tributos municipais e hoje, a Secretaria de Finanças ainda é o nosso maior cliente. A área demanda o maior contingente dos nossos recursos de pessoal e de computadores em capacidade de armazenamento e processamento", afirmou Eugênio Antunes.

A Setic - FP está em processo de construção de um novo Sistema Integrado de Gestão Tributária, que engloba o desenvolvimento de softwares. "Viemos buscar a experiência brasileira que está a frente neste tipo de serviço há muito tempo. A Setic-FP só tem dois anos de atuação. Hoje, vamos ver de que forma é feita a integração dos sistemas Tributário e de Finanças, qual a metodologia e quais os critérios são utilizados. Em Angola, estamos trabalhando em duas ações simultâneas, a organização interna e potencialização do nosso capital humano através da tecnologia. Mas, o desafio principal é integrar os tributos", contou o Diretor Geral da Setic-FP, Augusto Mota de Carvalho.

Próxima agenda - Nesta quarta-feira (20), a partir das 9h, a comitiva participará de uma reunião com o secretário de Finanças, Ricardo Dantas e a equipe da Secretaria. Os gestores visitarão as instalações da Sefin no edifício-sede da PCR e será apresentado todo o sistema tributário e arrecadação de ponta a ponta. O foco também será a cobrança do IPTU e do ISS.