Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 19.07.17 - 12h08

Estudantes embarcam para Olimpíada Mundial de Robótica, no Japão

img_alt

Estudantes de escolas municipais embarcam para a cidade de Nagoya, onde acontece a Robocup entre os dias 27 e 31 de julho (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Oito estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife viajam nesta quinta-feira(20) para o Japão, onde serão os únicos representantes do Brasil a disputar a categoria Rescue Simulation nos níveis 1 e 2. O embarque do grupo, que vai acompanhado de quatro professores, acontece às 9h30 no Aeroporto Internacional Guararapes-Gilberto Freyre.

O time é formado por Paulo Poan (13), Isaísas Silva Filho (14), Maria Eduarda Oliveira (13), Ryan Vinícius Morais (16), Tiago Roberto dos Santos (14), Estêvão Pereira (16), Miguel Santos (14) e Silvestre Lima (16). Na bagagem, levam Bino, o robô construído pela equipe e ao redor do qual eles vêm se debruçando em treinos desde abril. O grupo embarca na viagem graças ao primeiro lugar obtido na Olimpíada Brasileira de Robótica de 2016.

Para o desafio, os estudantes têm enfrentado uma verdadeira maratona para encarar a modalidade Rescue Simulation, na qual a equipe constrói um pequeno veículo que vai circular em uma arena onde deverá seguir um percurso pré-estabelecido ao logo do qual terá que ultrapassar obstáculos e transpor rampas até o resgate.

Rede municipal se destaca - Esta será a segunda vez que os alunos da rede municipal do Recife participam da Robocup. Ano passado, eles disputaram a competição, que foi realizada na Alemanha, e ficaram entre os dez melhores times do mundo. A equipe ficou em oitavo lugar, à frente de países como Canadá, Portugal, Itália, Áustria, Índia e Coréia do Sul. Outra experiência internacional de alunos da Prefeitura do Recife foi em 2014, quando dois estudantes representaram o Brasil na Olimpíada Mundial de Robótica (World Robot Olympiad - WRO), realizada na Rússia. 

Implementado nas 309 escolas e creches municipais do Recife desde 2014, o Programa Robótica na Escola teve equipes campeãs brasileiras de robótica em 2015 e 2016, além de os estudantes da rede terem sido campeões estaduais em 2014 e 2016.