Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 19.07.22 - 12h43

Prefeitura do Recife promove ações de testagem rápida, palestras e distribuição de preservativos para marcar o Julho Amarelo

img_alt

Cronograma de ações do mês de enfrentamento das hepatites virais acontece até o final do mês, em diferentes Distritos Sanitários, focado na população e profissionais da saúde. (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife)

 

É de forma silenciosa que, muitas vezes, os quadros de hepatites virais vão sendo diagnosticados na Rede de Saúde. Para chamar atenção sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento dessas doenças, a Prefeitura do Recife vai promover uma série de ações ao longo deste mês em vários pontos da cidade. Testagem rápida, palestras, capacitação e distribuição de preservativos estão entre as atividades que serão desenvolvidas pelos profissionais da Secretaria de Saúde municipal durante o “Julho Amarelo”, mês de enfrentamento das hepatites virais.

Na quarta (20), sexta-feira (22) e nos próximos dias 25 e 26, serão ofertadas testagens rápidas para infecções sexualmente transmissíveis (IST) que detectam possíveis casos de HIV, sífilis e/ou hepatites B e C (confira a programação completa mais abaixo). Também na quarta-feira (20), das 8h às 12h, haverá roda de conversa sobre prevenção de ISTs e hepatites virais, com pacientes da Oncoclínica, no bairro da Várzea. 

Entre os dias 25 e 29, a Ponte Estaiada do Pina e o Geraldão, na Imbiribeira, receberão iluminação amarela, em alusão ao mês. Além disso, no dia 28 de julho, será realizada uma capacitação em Vigilância Epidemiológica das hepatites virais para os profissionais da Secretaria de Saúde, promovida pelo setor de vigilância, prevenção e controle das IST/HIV/Aids e hepatites virais da Secretaria Executiva de Vigilância à Saúde. Já no dia 29, serão instalados equipamentos para distribuir gratuitamente preservativos nos Terminais Integrados (TI) CDU, na Cidade Universitária; Macaxeira, no bairro de mesmo nome; Tancredo Neves, na Imbiribeira; e Joana Bezerra, no bairro de mesmo nome. 

As hepatites são inflamações que atingem o fígado e podem ser causadas tanto por vírus quanto, por exemplo, pelo uso excessivo de medicamentos, álcool e outras drogas. As enfermidades também podem ser motivadas por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Elas costumam ser silenciosas, inicialmente não apresentando sintomas. No entanto, depois de um tempo, os pacientes podem sentir cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

“Muitas vezes as pessoas não sabem que podem estar com hepatite e correm o risco das doenças evoluírem e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer, por exemplo. No Recife, dos 1.889 casos notificados entre os anos de 2012 e 2021, a hepatite B foi a que teve mais notificações, com 940 casos, seguida pela hepatite C, com 874 casos e a hepatite A, com 75. Desenvolver ações de conscientização como essas são fundamentais para a população ficar mais esclarecida sobre as doenças, além de poder fazer testes”, detalha o coordenador da Política de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis do Recife, Airles Ribeiro.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. A transmissão pode ocorrer através do contágio fecal-oral, em localidades com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E); transmissão sanguínea, através de práticas sexuais desprotegidas ou compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D) e também pela transmissão vertical da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D).

O diagnóstico precoce dessas doenças permite um tratamento adequado e impacta diretamente na qualidade de vida do indivíduo, prevenindo ainda possíveis complicações ou evolução das doenças, tornando-as crônicas. 

SERVIÇOS - Na rede municipal de saúde, a Prefeitura do Recife oferece serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces para IST. Existem dois Serviços de Atenção Especializada (SAE) para as pessoas com HIV/Aids e seus parceiros: o primeiro, na Policlínica Lessa de Andrade, localizada na Madalena, com mais de dois mil pacientes cadastrados; e o segundo no SAE Gouveia de Barros da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, com 987 usuários cadastrados e em tratamento.  

Nestes locais, atuam equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos. São disponibilizados aos pacientes assistência clínica e psicossocial, indicação de profilaxias primárias e secundárias para infecções oportunistas e sexualmente transmissíveis; indicação e manejo de terapia antirretroviral. 

A Sesau oferece, de forma rotineira, testagem rápida no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gouveia de Barros e também na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria. Além disso, a população pode se dirigir à unidade básica de saúde mais perto de casa, para saber a disponibilidades de testes rápidos para detecção de IST. O resultado sai em cerca de meia hora.

DADOS – No Recife, entre os anos de 2012 e 2021, foram notificados 1.889 casos de hepatites virais, com maior concentração dos casos para hepatite B, com 940 casos notificados, seguida pela hepatite C com 874 e hepatite A com 75.

Confira a programação:

 

  • 20/07 - testagem de ISTs para os trabalhadores da Ceasa. Local: Ceasa - BR 101, Girador do Curado, Curado (das 9h às 12h)

  • 20/07 - roda de diálogo: prevenção às IST e hepatites virais. Local: Oncoclínica - Rua Barão de Muribeca, 648, Várzea (das 8h às 12h)

  • 22/07 - testagem de ISTs para o público geral. Local: Praça do ABC, Mustardinha (das 9h às 12h)

  • 25/07 - palestras, teste rápido de ISTs, entrega de material educativo e  de prevenção para os trabalhadores da reciclagem. Local: Cooperativa Esperança Viva - Avenida Sul, 1149, São José (das 9h às 12h)

  • 26/07 - testagem de ISTs. Local: Pátio de São Pedro (das 16h às 20h)

  • 28/07 - atualização em Vigilância Epidemiológica das Hepatites Virais para os profissionais de saúde da Sesau. Local: Auditório de Medicina da Unicap (das 9h às 12h)

  • 29/07 - instalação de equipamentos para distribuir gratuitamente preservativos nos Terminais Integrados (TI). Locais: TI CDU, TI Macaxeira, TI Tancredo Neves e TI Joana Bezerra