NOTÍCIAS

Cultura | 19.08.12 - 16h06

Mulheres do Recife elegem prioridades na Plenária Anual do Orçamento Participativo

[caption id="attachment_24460" align="alignleft" width="334"] Objetivo foi eleger as ações prioritárias a serem desenvolvidas pela PCR. Foto: Lú Streithorst[/caption]

Dia democrático para as mulheres do Recife que se reuniram na tarde deste sábado (18), para participar da Plenária Anual de Temática para Mulheres do Orçamento Participativo (OP-Mulher-2012), realizada pela Prefeitura do Recife, no antigo Colégio Nóbrega, na Boa Vista. O objetivo do encontro foi eleger as ações prioritárias a serem desenvolvidas pela PCR para este público, além escolher as delegadas que irão acompanhar o andamento das propostas eleitas.

Ao todo, 880 mulheres das seis RPA’s da cidade participaram da reunião e debateram assuntos relacionados ao interesse delas. Durante o encontro, o público feminino escolheu as 57 delegadas que acompanharão as ações prioritárias. O primeiro lugar foi a Política de Participação e Controle Social, com ação de criar uma ouvidoria da mulher. Em segundo lugar, foi eleita a Assistência e Prevenção à Violência contra a mulher, que visa ampliar a política de habitação para as mulheres em situação de violência. Já o terceiro tema escolhido ficou com o Gênero, Trabalho e Renda, que tem a intenção de implementar projetos de apoio a geração de renda para as mulheres do Recife. Além disso, 57 mulheres foram eleitas delegadas.

A plenária contou com a participação da secretária da Mulher, Rejane Pereira, o coordenador do OP Maurilio Muniz, a diretora do Conselho da Mulher, Rosangela Santo e a diretora de articulação do OP, Rosana Soares. “Este evento é muito importante para reafirmar o compromisso da gestão e mostrar o poder de participação das mulheres da nossa cidade ao votar nas ações de melhoria para elas”, disse a titular da pasta Especial da Mulher. Já Mirian Cartel, uma das delegadas eleitas, espera que as ações votadas neste dia sejam colocadas em prática o quanto antes. “Nós mulheres temos que lutar por nossos objetivos políticos pensando num Recife melhor para todos”, declarou.

O som cultural do Grupo Flores do Capibaribe e do Maracatu Leão do Norte, da Várzea fizeram a animação das mulheres participantes da plenária, que também puderam visitar uma feirinha de artesanato instalada no local.