NOTÍCIAS

Cultura | 19.08.13 - 16h48

Prefeitura do Recife estuda Projeto Cicloviário e de Pacificação no Trânsito

[caption id="attachment_37449" align="alignleft" width="680"] Estudo vai traçar ciclovias, ciclofaixas e ciclorrota pelos bairros do Recife. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A discussão sobre o papel das bicicletas no trânsito vem ganhando mais força. A Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Turismo e Lazer e Mobilidade e Controle Urbano, com a participação também da CTTU, está realizando reuniões semanais para definir o Projeto Cicloviário e de Pacificação no Trânsito. “Em breve, o secretário João Braga vai apresentar um projeto com ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, que vão integrar as grandes ciclovias das avenidas Caxangá, Agamenon Magalhães e Mascarenhas de Moraes”, afirma o secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras.

Em encontro nesta segunda-feira (19), João Braga e Felipe Carreras receberam mais uma vez cicloativistas e integrantes da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo). Na reunião foram discutidas adequações no projeto da ciclovia de Casa Amarela, que está sendo produzido pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, e formas de reduzir a velocidade de veículos em vias compartilhadas. “É importante que os ciclistas participem dessas discussões para que o projeto contemple a todos na cidade”, explicou João Braga.

Na última semana, Carreras recebeu um grupo de cicloativistas em seu gabinete, que lhe entregou uma carta com uma pauta de solicitações em relação à velocidade dos veículos, fiscalização de trânsito, educação dos motoristas e infraestrutura, visando uma melhor convivência entre veículos, motos, ciclistas e pedestres e, consequentemente, a redução no número de acidentes envolvendo bicicletas. Além da Prefeitura do Recife, o documento também foi endereçado ao Governo do Estado e à Prefeitura de Olinda.

O Projeto Cicloviário e de Pacificação no Trânsito foi solicitado pelo prefeito Geraldo Julio, que pediu celeridade às ações. As ciclovias são espaços segregados para ciclistas, com algum tipo de isolamento, encontradas normalmente em vias expressas e avenidas, para proteger o ciclista do tráfego intenso. As ciclofaixas não possuem separação fixa, são operadas em dias específicos, sendo desmontadas após seu horário de funcionamento. Já as ciclorrotas não possuem nenhum tipo de separação, mas são rotas recomendadas para os ciclistas, traçadas como sendo a melhor opção para que o ciclista chegue ao seu local de destino.

Em paralelo, a Prefeitura do Recife participa de convênio para o Plano Diretor Cicloviário (PDC), contratado pelo Governo do Estado. O documento foi assinado no dia 17 de março, durante o 2º Pedala PE, nas comemorações de aniversário de 176 anos do Recife e 178 anos de Olinda. Na ocasião, foi anunciada a instalação de 70 bicicletários públicos no Recife. O objetivo do Plano é integrar a rede cicloviária da Região Metropolitana, viabilizando a mobilidade através de bicicletas, englobando diversos bairros recifenses, de Piedade (em Jaboatão dos Guararapes) e do Sítio Histórico de Olinda.