NOTÍCIAS

Cultura | 19.08.14 - 09h11

Alunos da Rede Municipal do Recife visitam exposição de Manuel Dantas Suassuna

Cerca de 500 estudantes vão ao Centro Cultural dos Correios nesta semana. Outros 500 alunos já visitaram a mostra do artista plástico desde o início do mês. (Foto: Divulgação)

Cerca de 500 estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife visitam, nesta semana, a exposição O silêncio, o caos, o labirinto e o altar, do artista plástico Manuel Dantas Suassuna, no Centro Cultural Correios, no Bairro do Recife. Desde o início do mês, 500 outros alunos da Prefeitura do Recife já estiveram presentes na mostra, que vai até o próximo domingo (24).

Nos ambientes O silêncio e o caos, o artista mostra as influências que teve da arte rupestre. Já O labirinto faz referência aos paisagistas europeus do século 19, enquanto em O altar, o artista plástico presta homenagem aos escritores Euclydes da Cunha, João Guimarães Rosa e ao seu pai, Ariano Suassuna, que morreu no dia 23 de julho.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria de Educação do Recife, Nizinha Fonseca, cerca de mil alunos com idades entre 5 e 15 anos de 35 unidades de ensino participam do passeio cultural neste mês. Muitos professores passam trabalhos sobre o tema da mostra e sobre o autor, antes ou depois da visita. "Nosso objetivo é tornar os equipamentos culturais da cidade acessíveis às crianças. Elas têm direito de observar, consumir e produzir arte. A cidade também é uma sala de aula, é uma extensão do trabalho feito pelos professores dentro da escola", afirma a coordenadora do NAC.

O silêncio, o caos, o labirinto e o altar é uma realização do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio dos Correios e apoio do Centro Cultural Correios. O projeto foi desenvolvido pelo diretor de arte Ricardo Gouveia de Melo, tem trilha sonora do músico Bernardo Vieira, painéis bordados pela figurinista Andrea Monteiro, textos da jornalista Adriana Victor e fotografias de Geyson Magno, sob a coordenação de produção de Mariana Lima. Durante a temporada, foram realizadas visitas guiadas, e rodas de diálogo com o artista e a equipe. O catálogo da exposição será lançado nesta quinta-feira (21).