NOTÍCIAS

Juventude | 19.08.15 - 16h50

Tem início a 3ª Conferência Municipal da Juventude no Recife

img_alt

Evento promove debates sobre os direitos dos jovens até esta quinta-feira (20), no auditório Tabocas do Centro de Convenções. Objetivo é subsidiar a elaboração do plano municipal voltado para essa população. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Os jovens recifenses marcaram presença na abertura da 3ª Conferência Municipal da Juventude, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (19), no auditório Tabocas do Centro de Convenções. O evento, que é promovido pela Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional do Recife em conjunto com o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude, segue com programação de debates sobre os onze direitos previstos no Estatuto da Juventude ao longo do dia de hoje. Nesta quinta-feira (20), a conferência será encerrada com a socialização das propostas elaboradas pelos participantes com o objetivo de subsidiar a elaboração do plano municipal voltado para essa população, a plenária final e a eleição dos representantes do Recife para a conferência estadual e, posteriormente, para a nacional, prevista para acontecer em dezembro deste ano.

A cerimônia de abertura da 3ª Conferência Municipal da Juventude contou com a participação do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira; do secretário de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Jayme Asfora; da secretária adjunta da secretaria nacional de Juventude e presidente do Conselho Nacional de Juventude, Ângela Guimarães; do secretário executivo estadual da Criança e do Adolescente, João Suassuna; da vereadora e presidente da Comissão de Juventude da Câmara Municipal do Recife, Isabella de Roldão; e da coordenadora do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude da cidade, Zanzul Alexandre. A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, e a secretária da Mulher, Elizabeth Godinho, também compuseram a mesa de abertura do evento.

O secretário de Juventude e Qualificação Profissional, Jayme Asfora, destacou a importância do evento. "Estamos aqui juntos - poder público junto com entidades organizadas e movimentos sociais - fazendo história neste momento. Serão dois dias ouvindo a sociedade e tendo a juventude como protagonista para construir uma política inédita no município que será o plano municipal voltado para essa população. É uma alegria reunir tanta gente, tantos jovens comprometidos nessa conferência democrática e bastante plural", afirmou. Asfora também pontuou que 26% da população do Recife é composta por jovens.

Em sua fala, o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, ressaltou o protagonismo dos jovens na trajetória do Brasil. "A história tem demonstrado o papel e o peso da juventude brasileira e a participação dos jovens nesse momento que vive o País é cada vez maior. Estamos aqui nessa conferência para enriquecer a gestão pública com o sentimento de rua rebelde e criativo dos jovens do Recife", disse.

Já a secretária adjunta da secretaria nacional de Juventude e presidente do Conselho Nacional de Juventude, Ângela Guimarães, pontuou as políticas públicas desenvolvidas no País para os jovens. "Esse ano de 2015 é uma referência, porque completamos dez anos que o Brasil começou a construir políticas públicas para os jovens. Em 2005, foi criada a Secretaria Nacional de Juventude e o Conselho Nacional de Juventude. Por isso, temos conquistas a comemorar e muitos desafios para enfrentar. No Recife, temos políticas para comemorar como o Prouni municipal e o Passe Livre e agora estamos aqui na conferência para renovar as demandas e ouvir as questões que os jovens têm para nos colocar", afirmou.

Em nome do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude, a coordenadora Zanzul Alexandre encerrou a cerimônia de abertura: "Esperamos que essa conferência seja um momento de reflexão para que possamos construir o plano municipal. Pensamos no tema "A Juventude Mudando o Recife" com o intuito de colocar as principais pautas sobre a cidade em discussão com o intuito de que possamos transformá-la".

A estudante Diane Sousa, de 28 anos, estava entre os jovens que marcaram presença na abertura da 3ª Conferência Municipal da Juventude. "A nossa expectativa é grande. Espero que a gente possa explanar as nossas dificuldades e necessidades durante a conferência para que as nossas ideias sejam colocadas em prática no plano municipal duradouro que será construído", disse.

Com o tema “A Juventude Mudando o Recife”, a 3ª Conferência Municipal da Juventude foi convocada através de decreto do prefeito Geraldo Julio publicado no Diário Oficial do último dia 1º de julho. Nesta quarta-feira (19), a programação segue ate as 17h. Nesta quinta-feira (20), as atividades serão retomadas às 8h e seguem até as 17h.