Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 19.08.16 - 11h31

Biblioteca Afrânio Godoy realiza primeiro curso de informática básica

img_alt

Projeto atende quarenta alunos e promove a inclusão digital (Foto: Cortesia)

 

Frequentadores da Biblioteca Afrânio Godoy, no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, estão tendo uma nova experiência. Isso porque começou, na última terça (15), o curso de informática básica.  Ao todo, quarenta alunos estão aprendendo noções básicas de computação em aulas gratuitas que acontecem de terça a sexta e seguem até o dia 16 de setembro.
 
O professor Emerson Alves é morador da Bomba do Hemetério e estudante de Administração. Ele divide duas paixões: tecnologia e ensinar. "Desde pequeno eu tinha isso comigo: de querer passar conhecimento para as pessoas", conta. Ele, que já foi assistente de professor e trabalhou no Exército, procurou o Compaz com o desejo de ser voluntário, trazendo um projeto de formação em informática na mão. Chegou e ficou.
 
No conteúdo programático, assuntos básicos como ligar e desligar o computador, criar pastas, sistema operacional, criar planilhas e documentos e até pesquisas na internet. O objetivo do curso, segundo a coordenadora da Biblioteca Afrânio Godoy, Ana Carolina Sobral, é promover a inclusão digital e dar mais uma oportunidade aos participantes de aprender coisas novas. "Temos turmas de crianças, jovens, adultos e até idosos. Muitos deles falam "poxa, era isso que eu estava precisando", comenta Carolina.
 
Para Daniele Costa, moradora do Alto Santa Terezinha, o curso veio em boa hora. "Acabei de concluir os meus estudos. Tinha uma noção de pesquisa, mas não sabia copiar e colar uma pasta, por exemplo. Aprendi hoje", disse animada.
 
Já Tatiane de Lima, de apenas 18 anos, já iniciou as aulas de auxiliar administrativo e viu a oportunidade de se aprimorar. "Como faço o curso de auxiliar quero sair na frente com o curso de informática para conseguir o meu primeiro emprego", revela.