Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Juventude | 19.08.21 - 18h52

Prefeitura do Recife leva o Programa Paço Criativo para os jovens dos Compaz

img_alt

Parceria entre a Secretaria Executiva de Juventude do Recife e o Paço do Frevo garante cursos sobre cultura e economia criativa no Compaz. As inscrições estão abertas. (Foto: Brenda Alcântara)

 

Com o intuito de fomentar a formação cultural dos jovens recifenses e promover o desenvolvimento no ramo da economia criativa, a Secretaria Executiva de Juventude do Recife (Sejuv) firmou um termo de cooperação técnica com o Paço do Frevo para executar o Programa Paço Criativo nos Centros Comunitários da Paz (Compaz) do Recife. A iniciativa pretende contemplar 120 jovens de 16 a 29 anos que utilizam os serviços dos Compaz ou que são moradores do entorno dos quatro equipamentos. Os cursos são gratuitos e abordarão temas como marketing digital, projetos culturais e empreendedorismo sustentável. As atividades compõem a programação da Sejuv em alusão ao Dia Internacional da Juventude, que foi no dia 12 de agosto. 

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas em qualquer uma das quatro unidades do Compaz, que são: Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro; Governador Miguel Arraes, na Caxangá; e Dom Hélder Câmara, na Ilha de Joana Bezerra.Para se inscrever, é preciso ter entre 16 e 29 anos, ser morador do Recife e comparecer à recepção do respectivo Compaz, portando documento oficial de identificação. Ao todo, os cursos terão três temas: Comunicação e Marketing Digital, Noções Básicas de Elaboração de Projetos Culturais, Cultura Empreendedora e Sustentável. 

Posteriormente, os cursos oferecidos irão ser revezados entre os Compaz, dando a oportunidade dos jovens participarem de todos eles. As aulas começam a partir do dia 24 de agosto e cada turma terá limite de 30 alunos. As aulas contarão com encontros expositivos de 10 horas-aulas, além de visita ao Museu Paço do Frevo. O Programa Paço Criativo é executado pela  Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife no Paço do Frevo, com o intuito de oferecer capacitações para fomentar a economia criativa e a sustentabilidade dos atores e fazedores da cadeia produtiva do ritmo que é patrimônio imaterial da humanidade. 

O secretário executivo de Juventude do Recife (Sejuv), Marcone Ribeiro, acredita que a descentralização das oficinas do Programa Paço Criativo pode refletir no engajamento dos jovens dentro dos seus territórios. "Durante o Mês da Juventude, a Sejuv tem firmado parcerias importantes. Uma delas é a parceria com o Paço do Frevo, através do Programa Paço Criativo, que desenvolve um trabalho muito massa com os jovens. Através da Sejuv, articulamos a descentralização das oficinas para serem ofertadas nos quatro Compaz da cidade, e esperamos conseguir conectar esses jovens aos universos de empreendedorismo e marketing digital, mas que também ao Paço do Frevo", reforçou Marcone.

MÊS DA JUVENTUDE - A parceria com o Paço do Frevo para executar o Programa Paço Criativo nos Compaz faz parte da programação da Secretaria Executiva de Juventude do Recife (Sejuv) em alusão ao Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto. Durante agosto, o Mês da Juventude, a Sejuv tem realizado diversas pactuações para beneficiar a juventude recifense, entre elas estão  a parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para viabilizar o projeto “Pautando direitos: a condição juvenil e os impactos na saúde pós COVID-19” e a adesão à plataforma digital Um Milhão de Oportunidades (1mio.com.br) em parceria com o UNICEF. Com o intuito de fomentar o diálogo entre gestão pública e sociedade civil, a Secretaria segue realizando ações como a Sejuv Itinerante, que consiste em rodas de diálogos com os jovens em seus territórios para discutir demandas e pensar, em conjunto, em estratégias de execução. Além disso, acontecem também as oficinas do Juventude Participa, que são encontros com instituições para apresentar aos jovens os 11 direitos previstos no Estatuto da Juventude.

 

SERVIÇO:

 

Curso: Comunicação e Marketing Digital

Local: Compaz Escritor Ariano Suassuna

Datas e horário: 24, 25, 26 e 31/08, 01/09 das 19h às 21h

 

Curso: Cultura Empreendedora e Sustentável

Local: Compaz Governador Miguel Arraes

Datas e horário: 25 e 27/08, 01 e 03/09 das 19h às 21h

 

Curso: Noções Básicas de Elaboração de Projetos Culturais

Local: Compaz Governador Eduardo Campos

Datas e horários: 24 e 25/08 das 14h às 18h | 26/08 das 14h às 17h

 

Curso: Noções Básicas de Elaboração de Projetos Culturais

Local: Compaz Dom Hélder Câmara

Datas e horários: 31/08 e 01/09 das 19h às 21h | 04/09 das 09h às 11h

 

INSCRIÇÕES: As inscrições são realizadas presencialmente na recepção dos respectivos Compaz. Cada turma terá no máximo 30 alunos, jovens de 16 a 29 anos.