Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Planejamento e Gestão | 19.08.22 - 11h36

Prefeitura do Recife amplia canais de comunicação para beneficiários do Auxílio Municipal e Estadual (AME)

Mais 21 mil famílias já receberam recursos da ordem de aproximadamente R$ 52 milhões. Através do app Conecta Recife os recifenses poderão saber quais pendências precisam ser sanadas para acessar o benefício e orientações caso tenham análise indeferida, bem como a população cadastrada está recebendo mensagens via whatsapp com orientações.

Para dar maior celeridade aos pagamentos do Auxílio Municipal e Estadual (AME) destinado às famílias atingidas pela maior tragédia climática do Recife, a gestão municipal ampliou a rede de comunicação para que os beneficiários possam acessar os recursos. Através do app Conecta Recife, os munícipes cadastrados poderão checar não apenas o status da análise, mas também verificar quais os passos para regularizar a situação ou para solicitar revisão de um eventual indeferimento. Desde o dia 14 de junho, a Prefeitura do Recife já pagou o benefício a 21.045 famílias, com um aporte de R$ 52.612.500,00 milhões. 

Através do App Conecta Recife ou no site https://conectarecife.recife.pe.gov.br/ame-municipal-estadual/ os munícipes cadastrados pelas equipes da Prefeitura logo após as chuvas e que ainda não receberam o benefício poderão checar a situação do processo mediante o número de CPF do responsável pela família cadastrada pelos servidores municipais. Lá os cadastrados devem clicar no botão ‘clique aqui para consultar’ na área confira a situação do seu caso’. Aqui os usuários poderão verificar a situação atual do processo, que pode ter alguma pendência como a falta de inscrição no CadÚnico ou ainda um indeferimento (quando pode caber recurso ou não). Com essa nova funcionalidade dentro do Conecta Recife, a prefeitura reforça seus canais de transparência e controle social junto à população, além de facilitar o acesso à informação de interesse público. 

As famílias que ainda possuem algum tipo de pendência, como a falta de inscrição no CadÚnico, documentação que precisa ser anexada ao cadastro feito pela prefeitura ainda no período crítico do inverno ou que estão com informações cadastrais incompletas estão sendo contactadas pelo município para ajustar suas pendências. Por meio do WhatsApp informado, a Prefeitura do Recife fez o envio de mensagens para 4.500 pessoas. Dessas, 2.500 visualizaram as informações e estão cientes que precisam completar seus cadastros. Cerca de mil já fizeram seus ajustes e conseguiram recorrer junto à Prefeitura do Recife para ter seus cadastros revisados, resultando em 800 famílias incluídas no recebimento do AME. Para as pessoas que ainda não buscaram se regularizar para receber o Auxílio Municipal e Estadual, a prefeitura fará uma nova rodada de comunicação. Serão feitas ligações e envio de mensagens via SMS reforçando a necessidade de regularização para que o cadastro possa ser analisado. 

A despeito de mais de 40 mil pessoas cadastradas para análise, a Prefeitura do Recife lembra que terão acesso ao benefício as famílias mais vulneráveis do Recife que tiveram perdas materiais significativas com as fortes chuvas que atendam os seguintes pré-requisitos: 1) morem em áreas afetadas mapeadas pela Defesa Civil e Assistência Social; 2) Atendam ao perfil do CadÚnico e 3) habitem em Comunidades de Interesse Social (CIS) de áreas alagadas.