Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 19.08.22 - 09h38

Recife lança curso para alinhar condutas assistenciais e fluxos de pré-natal na Rede Municipal de Saúde

img_alt

Formação contempla 200 médicos, enfermeiras e dentistas que atuam nos cuidados da saúde das gestantes . (Foto: Divulgação/Sesau)

 

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife realizou, na manhã desta quinta-feira (18), no auditório da Uninassau, em Boa Viagem, a Aula Inaugural do Curso Qualifica Pré-Natal Recife. A formação, que acontecerá até novembro em formato digital, é voltada para 200 médicos, enfermeiras e dentistas da Rede Municipal de Saúde que atuam na assistência e cuidados da saúde das gestantes. 

O curso tem como objetivo aprimorar o conhecimento dos profissionais na área da atenção obstétrica, especialmente do atendimento pré-natal (de risco habitual) e puerperal, visando um melhor acompanhamento das mulheres grávidas. O referencial teórico é baseado no Protocolo de Atenção Básica do Recife, que está sendo revisado e deve ser relançado ainda este mês. A realização desta atividade formativa faz parte das metas do Projeto de Qualificação do Pré-Natal no Recife e é uma parceria da coordenação da Política de Atenção à Saúde da Mulher com a Escola de Saúde do Recife (ESR).

As aulas ficarão disponíveis na plataforma da ESR e os participantes do curso poderão ter acesso a artigos, links e outros conteúdos. Eles também terão um momento de tutoria com as apoiadoras do curso, em que será possível tirar dúvidas e trocar informações. “Dessa forma, acreditamos que poderemos qualificar nossa rede, em uma primeira etapa. Esse curso pretende aprofundar conteúdos que estão no Protocolo, além de alinhar condutas assistenciais e fluxos da Rede Municipal de Saúde. Com isso, poderemos reduzir óbitos maternos, condutas equivocadas, evitar encaminhamentos desnecessários das gestantes, e assim garantir o cuidado humanizado, colocando a gestante na centralidade do processo”, destaca a coordenadora da Política de Atenção à Saúde da Mulher, Mariana Seabra. 

Pioneiro no estado na construção de uma Linha de Cuidado de Saúde da Mulher, o Recife traz investimentos em equipes multiprofissionais, vinculação territorial às maternidades e pré-natal e acesso facilitado ao Dispositivo intrauterino (DIU) pós-parto. 

QUALIFICA PRÉ-NATAL - O Qualifica Pré-Natal Recife é um projeto financiado com recursos de incentivo federal para o desenvolvimento de ações estratégicas de apoio à gestação, pré-natal e puerpério, com vistas ao enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional decorrente da pandemia do novo coronavírus. O município de Recife foi contemplado com o valor total de R$ 1.354.900,86, instituído por meio da Portaria GM/MS nº 731, de 16 de abril de 2021. Em média, mil gestantes serão acompanhadas por esse projeto a cada três meses.

Na prática, esse projeto conta com a participação de enfermeiras obstetras, contratadas para desenvolver o trabalho com mais de 100 equipes nas unidades de saúde do Recife, no intuito de reduzir os riscos no período da gestação e do pós-parto no contexto da pandemia de covid-19. Além disso, também estão previstas ações de suporte no acompanhamento pelo Atende em Casa e telessaúde, com busca ativa de gestantes positivas para covid-19; ampliação do vínculo entre a gestante e as maternidades; monitoramento e acompanhamento qualificado das gestantes com covid-19 e suspeita clínica por meio de apoio obstétrico; e apoio clínico assistencial para as equipes de Atenção Básica à Saúde e um Curso de Qualificação do Pré-Natal nas Unidades Básicas de Saúde do Recife para mais de 200 profissionais.