Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 19.08.22 - 09h36

Secretaria de Saúde do Recife será piloto na implantação de estratégia para aprimoramento de detecção e resposta às emergências em saúde pública

img_alt

Parceria com a Vital Strategies faz parte de um estudo global com a implementação da “Métrica 7-1-7”. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

 

Na última quarta-feira (17), a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, participou de um encontro sobre a aplicação das métricas 7-1-7 para detecção, notificação e respostas às emergências em saúde pública na capital pernambucana. O evento, que aconteceu no auditório da IPEMED - Pós-graduação em Medicina, em Boa Viagem, foi realizado pela Vital Strategies e conduzido pelo epidemiologista, ex-secretário Nacional de Vigilância em Saúde, atual Secretário de Saúde do Supremo Tribunal Federal e consultor da Vital Strategies, Wanderson Oliveira. O Recife é o único município do Brasil a participar do estudo.

As emergências de saúde pública podem gerar impactos locais, nacionais e até mundiais, a exemplo da covid-19 e da recente Monkeypox. Identificar a possibilidade de surtos epidêmicos e gerar respostas rápidas para um melhor controle é um desafio para os gestores na Saúde. Por esse motivo, foi elaborada a proposta da “métrica 7-1-7”, discutida no encontro, que ainda teve a participação de representantes das Secretarias Executivas de Vigilância em Saúde (Sevs), de Planejamento, Monitoramentos e Articulação Distrital (Sepmad), Regulação, Média e Alta Complexidade (Sermac) e de Atenção Básica (Seab), além da Secretaria de Saúde do Estado (SES).

A parceria entre a Vital Strategies (organização global de saúde pública composta por especialistas e pesquisadores que trabalham com governos e outras organizações para enfrentar alguns dos desafios mundiais para a saúde) e a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, com o apoio da SES, tem como objetivo aplicar a métrica na capital, único município brasileiro piloto, o que possibilitará o aprimoramento da medida enquanto instrumento de preparação de respostas para emergências de saúde pública. A experiência do Recife será compartilhada com a de Seattle, nos EUA, e promovida pela Vital Strategies junto a outros países e a Organização Mundial da Saúde. 

“Esse estudo irá auxiliar para entendermos como serão feitas nossas próximas respostas na Saúde. É fundamental essa troca e colaboração entre as secretarias municipal e estadual para que possamos construir juntos e compartilhar experiências visando sempre um maior controle epidemiológico”, complementa Luciana Albuquerque.

Com a métrica, a detecção é um elemento muito importante, e ao mesmo tempo desafiador, pois está relacionado ao momento em que os profissionais da saúde entendem determinada situação como um potencial surto. A partir disso, eles também podem realizar uma retrospectiva para identificar se previamente os sintomas ou quadros já estavam acontecendo; depois, a notificação é feita para os órgãos competentes e a partir daí uma resposta começa a ser traçada para avaliação e acompanhamento com um plano de ação imediata. 

“A métrica estipula que os surtos devem ser identificados em sete dias, notificados às autoridades em um dia e que o início da resposta deve ser praticado em mais sete dias. Essa métrica contribui para o que as equipes e gestores monitorem a performance da resposta da saúde pública e possam atualizar os planos e protocolos que se mostrarem menos eficientes, propiciando menos vítimas do surto ou epidemia”, explica Wanderson Oliveira.

OUTUBRO - Após as explanações sobre a métrica e os impactos positivos para o controle de surtos epidêmicos, foram traçados para o Recife novos objetivos para dar continuidade aos estudos com a Vital Strategies. Em outubro, a partir de reuniões periódicas que serão realizadas, os profissionais envolvidos no evento irão realizar a aplicação da Métrica 7-1-7, tendo como estudo de caso 10 eventos de saúde ocorridos entre janeiro e julho de 2022, visando estabelecer os marcos de referência para o município.

Para realizar esse diagnóstico, os eventos devem obedecer alguns critérios como ser uma doença transmissível, ter casos humanos identificados e ter importância para a saúde pública. A partir disso, os resultados serão construídos visando a publicação de um relatório e/ou documentos que possam contribuir para dar continuidade aos estudos e identificar quais são os gargalos dos processos e o que contribuiu para o resultado.

VITAL STRATEGIES - A Vital Strategies é uma organização global de saúde que acredita que todas as pessoas devem ser protegidas por um forte sistema de saúde pública. Nossa equipe trabalha com estratégias focadas em evidências e inovação para ajudar a desenvolver e implementar políticas sólidas de saúde pública, gerenciar programas de forma eficiente, fortalecer sistemas de dados, realizar pesquisas e desenvolver campanhas estratégicas de comunicação para mudanças de políticas e comportamentos.

ASSUNTOS: