Entrega de 128 apartamentos transforma a vida de famílias da Comunidade do Pilar
O sonho da casa própria se tornou realidade para 128 famílias da Comunidade do Pilar, no Bairro do Recife, nesta terça-feira (19). A entrega dos apartamentos do Habitacional Papa Francisco, localizado nas imediações das ruas Bernardo Vieira de Melo, do Ocidente e de São Jorge, foi feita pelo prefeito João Campos e marcou mais um avanço no Recentro, programa municipal de requalificação da área central. Executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), a obra recebeu um investimento de R$ 20 milhões, com recursos do Orçamento-Geral da União (OGU) e contrapartida da Prefeitura do Recife. A celebração teve ainda um momento especial de bênção realizado pelo padre Damião Silva e pelo vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, Luciano Brito, reforçando o caráter simbólico da conquista.
“Uma felicidade enorme estar aqui hoje, muito feliz da gente poder construir esse habitacional depois de uma luta tão grande. Fizemos aqui uma parte com recursos próprios da prefeitura mas conseguimos avançar para poder terminar a obra, vamos continuar nesta luta já inscrevemos outras casas no Minha Casa Minha Vida das outras quadras. A gente fez a praça, ampliamos a escola, fizemos o habitacional e iremos seguir trabalhando pela cidade do Recife, quero pedir às famílias que cuidem das suas casas, do condomínio e do coletivo. Que Deus nos abençoe e o papa Francisco nos ilumine, vamos em frente”, afirmou o prefeito, João Campos.
A atual gestão executa a maior política habitacional da história do Recife e, desde junho, iniciou as obras dos habitacionais de Caranguejo Tabaiares e da Comunidade do Bem e anunciou a construção dos empreendimentos Vila Aeronáutica 1 e 2. Com 6,1 mil m² de área construída, o conjunto é formado por quatro blocos de 32 unidades, somando 128 apartamentos com metragens entre 39,42 m² e 41,75 m². São quatro tipos diferentes, todos com dois quartos, sala de estar, cozinha, área de serviço e banheiro social. As famílias contempladas já moravam na comunidade e, durante as obras, receberam auxílio-moradia. Outras 128 unidades ainda serão erguidas no local.
Patrícia Leite, 39, moradora da comunidade há mais de 20 anos, contou um pouco da emoção em estar se mudando para o habitacional. “É uma vitória muito grande o dia de hoje, foram 10 anos de espera, poder dar uma qualidade de vida para os filhos com uma moradia digna me deixa muito feliz. Ver esse apartamento lindo aqui me emociona muito”, disse ela.
“Que alegria estar com vocês essa noite, este habitacional foi entregue formalmente junto com presidente Lula, temos que agradecer porque uma parte dos recursos aqui foi destinada pelo governo federal. Essa rua que estamos conta um pouco a história do Recife e tenho certeza que hoje, para 128 famílias, se inicia uma nova história, uma história muito bonita, e que a gente tem um orgulho de poder fazer parte. Então queria dizer a vocês que aproveitem o dia de vocês, a vitória de vocês”, destacou o vice-prefeito e secretário de infraestrutura, Victor Marques.
Durante as obras na Comunidade do Pilar, a Prefeitura do Recife identificou diversos achados arqueológicos, resultado de pesquisas iniciadas em 2015 pela Fundação Seridó, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e posteriormente conduzidas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio da Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento. Até o momento, foram catalogados cerca de 40 mil fragmentos, além de vestígios do Forte de São Jorge, localizado sob a Igreja do Pilar, e estruturas do século XVI, como antigas moradias e armazéns. Também foram encontrados indícios de um cemitério na área.
MURAL DA PRAÇA - A praça do Pilar também receberá um novo mural para harmonizar o seu espaço físico e tornar o ambiente de convivência mais agradável. A ação é uma parceira do Gabinete de Inovação Urbana com o Gabinete do Centro através do Programa Colorindo o Recife. E também ficará a cargo do Gabinete do Centro a ampliação da Rota da Infância, que já vem sendo feita na comunidade desde 2022.
INVESTIMENTOS - A política habitacional desenvolvida pela Prefeitura do Recife desde 2021 já viabilizou a construção de mais de 5 mil unidades habitacionais, entre obras concluídas, em andamento, em licitação, aprovadas junto ao Governo Federal e garantidas na PPP Morar no Centro. Foram entregues sete conjuntos, totalizando 1.736 moradias. Estão em andamento as obras dos habitacionais Vila Esperança, no Monteiro, Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro, e mais dois na Comunidade do Bem, bairro da Imbiribeira. E o Conjunto Habitacional São José já está em fase de licitação pelo ProMorar. Outras 16 mil famílias tiveram seus imóveis garantidos através de obras como contenções definitivas de encostas realizadas desde 2021.