Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 19.08.25 - 17h05

SEMANA DO BEBÊ 2025: Na Mustardinha, inaugurado o segundo Centro de Referência da Primeira Infância do Recife

img_alt

Equipamento reforça compromisso da gestão com a primeira infância e amplia rede de proteção e oportunidades para crianças recifenses. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

O Recife vive um momento histórico na atenção à primeira infância. Com resultados que colocam a capital como destaque nacional na ampliação do acesso à creche, responsável sozinha por 40,5% das novas vagas criadas nas capitais brasileiras nos últimos dois anos, a cidade se consolida como referência na oferta de políticas públicas integradas para crianças de zero a seis anos. A inauguração do Centro de Referência da Primeira Infância do Recife (CRIAR) da Mustardinha, que aconteceu nesta terça-feira (19), é mais um passo decisivo nessa trajetória. Este é o segundo equipamento desse tipo na cidade; o primeiro foi inaugurado no bairro da Madalena. Ele chega para oferecer um espaço pioneiro, moderno e especializado para potencializar o desenvolvimento das crianças e apoiar famílias e educadores.

“Aqui antes era um espaço inseguro para as pessoas, e agora está completamente restaurado. Nós fizemos uma creche com mais de 250 vagas, a obra foi desafiadora, mas está entregue, e este é o segundo CRIAR da cidade do Recife. Num momento em que vocês estão vendo muita gente falar sobre a adultização das crianças, sobre elas estarem perdendo o direito de serem crianças, tendo seus direitos violados, nós fazemos uma entrega que prioriza a infância na sua plenitude. Para quem quiser saber mais sobre esse espaço que estamos entregando, recomendo que pesquise sobre o bairro da Mustardinha: verá um equipamento que respeita as crianças e lhes dá o direito de brincar e aprender. Então, eu fico muito feliz de hoje fazer o que os brasileiros estão pedindo para fazer no Brasil: o que está sendo feito no Recife é cuidar das crianças do jeito mais correto possível”, afirmou o prefeito João Campos.

O CRIAR da Mustardinha foi planejado para proporcionar atividades ricas em ludicidade e interatividade, totalmente voltadas ao desenvolvimento integral na primeira infância, etapa reconhecida como decisiva para o aprendizado, a socialização e a construção de vínculos afetivos.

O impacto da implantação de um centro como esse vai muito além do espaço físico. O CRIAR reforça o papel do Recife como modelo na criação de ambientes que unem educação, cuidado, cultura, lazer e formação profissional em um mesmo endereço. Além de atender diretamente crianças e famílias, o equipamento também funcionará como polo de formação para educadores e cuidadores, fortalecendo a atuação da rede municipal e ampliando a integração com áreas como saúde, assistência social e direitos humanos.

A estrutura conta com bebeteca para leitura e contação de histórias; área de estudos; ateliê multissensorial para estímulo motor e cognitivo; laboratório de formação da primeira infância; sala de psicomotricidade relacional; e espaços verdes e molhados para brincadeiras ao ar livre. O centro atuará de forma articulada com creches, escolas e comunidades da região, garantindo que o cuidado e a aprendizagem caminhem juntos desde os primeiros anos de vida.

Essa entrega soma-se a investimentos históricos na ampliação do acesso à Educação Infantil no Recife. Em 2021, a cidade contava com 6.439 vagas nessa etapa de ensino. Em pouco mais de três anos e meio de gestão, esse número ultrapassou 13 mil vagas, superando a meta inicial e ampliando de forma inédita o acesso à creche. Somente nos últimos dois anos, foram criadas cerca de 3.500 novas vagas, o que representa 40,5% de todas as vagas abertas nas capitais brasileiras no mesmo período.

“Estamos falando de um casarão que estava abandonado. É gratificante voltar em menos de dois anos e ver esse espaço cheio de criança, cheio de vida e imbuído do propósito de garantir o brincar e o lúdico para também estimular na primeira infância. Quando a gente fala de criança, a gente fala de futuro, mas falar de criança é também falar do presente: é pensar no desenvolvimento dela hoje, pensar em como essa criança está brincando hoje, com quem ela está brincando, onde ela está brincando… Nada melhor do que ela estar numa creche, nas nossas mais de 16 mil vagas de creche, ou então em um equipamento como o CRIAR, que potencializa tudo o que a criança é e pode ser, contando sempre com os nossos profissionais”, disse a secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz.

A inauguração do CRIAR da Mustardinha será um dos pontos altos da Semana do Bebê 2025, que neste ano tem como tema “Primeira infância e natureza: semear o presente e cultivar o futuro”, também adotado como mote oficial do ano letivo da Rede Municipal de Ensino do Recife. A programação reúne atividades gratuitas em diversos pontos da cidade, reafirmando o compromisso da gestão em garantir às crianças recifenses um começo de vida saudável, estimulante e repleto de oportunidades.

“O CRIAR integra um conjunto de ações históricas que estamos realizando para ampliar o acesso à Educação Infantil e fortalecer a primeira infância no Recife. Um centro como este representa um investimento direto no presente e no futuro da nossa cidade”, destacou a secretária executiva da Primeira Infância do Recife, Luciana Lima.

ASSUNTOS: