NOTÍCIAS

Cultura | 19.09.11 - 12h29

PCR promove encontro internacional alusivo aos 90 anos do educador Paulo Freire

 

[caption id="attachment_5235" align="alignright" width="334" caption="Fernando Silva"][/caption]

Durante os três dias de evento, 5.500 profissionais de educação, da Rede Municipal de Ensino, refletem e debatem sobre a pedagogia do educador recifense

Há exatos 90 anos, nascia Paulo Freire, que viria a se tornar um dos maiores pedagogos do Brasil. E para homenageá-lo, a Prefeitura do Recife promove, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, o Encontro Internacional Paulo Freire – sua pedagogia como paradigma para o século XXI. Aberto na manhã desta segunda-feira (19), pelo prefeito João da Costa, na Arcádia do Paço Alfândega, o evento, que segue até a próxima quarta-feira (21), reúne os 5.500 profissionais de educação da Rede Municipal de Ensino, que refletem e debatem sobre a pedagogia do educador recifense.

“São anos de ensinamento e prática da pedagogia de reflexão. Paulo Freire colocou valores que sempre estão presentes, pois, fazem parte do relacionamento humano. Os princípios podem mudar; a tecnologia avançar, mas o conhecimento e a reflexão coletiva, não. E é esse formato pedagógico que incentivamos na educação do sistema público: incentivando os professores sobre a pedagogia que tem contribuído para a construção de uma educação de qualidade no Recife”, disse o prefeito João da Costa. As palestras estão sendo realizadas nos períodos da manhã, tarde e noite, no Teatro Boa Vista, do Colégio Salesiano; no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena; na Arcádia do Paço Alfândega, no Bairro do Recife; e no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

Para a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano, a internet veio para confirmar o que defendia o educador. “O professor não é transmissor de conhecimento. Na verdade, ele tem que criar, recriar e dar a condição ao estudante. Assim como se faz na rede, é preciso buscar, pesquisar e, junto com os diferentes saberes, serem criadas discussões e aprendizado em conjunto”, falou Caetano.

Na ocasião, a titular da Pasta lembrou ações e atitudes na gestão municipal que são baseadas na metodologia de Paulo Freire. “A própria iniciativa de colocar uma educadora da rede para assumir uma secretaria, mostra que não despreza nenhum tipo de função e não mostra diferenças. Há, ainda, o Orçamento Participativo, que coloca as pessoas para discutirem ideias, opiniões, inclusive as crianças da primeira infância”, analisou Ivone Caetano.

Para proferir as palestras do encontro, foram convidados doutores em educação do Brasil e do mundo, como de Portugal, que vão abordar temáticas desde os métodos de alfabetização até a questão étnico-racial brasileira. Dentre os especialistas, podem citar os professores doutores: Ângela Nunes (SP), Isabel Pedrosa (PE), Eliete Santiago (PE), Fernando Rosas Bolívia, Licínio Dias (Portugal), Luiza Cortesão (Portugal), Celso Vasconcelos (SP), Junot Cornélio (PE), Francisca Pini (SP) e Paulo Roberto Padilha (SP). “Paulo Freire nos deixou uma palavra de esperança e crença na possibilidade de pensarmos e construirmos outra sociedade. O pensamento funciona como referência, inspiração, e é um convite para refletir em fazer uma educação de qualidade”, disse a vice-diretora de Educação da UFPE, Maria Eliete Santiago, que fez um discurso panegírico (uma homenagem) sobre o educador.

Também estiveram presentes na abertura os secretários municipais Cláudio Ferreira (Assuntos Jurídicos), Eduardo Granja (Especial da Juventude e presidente do Geraldão); o coordenador do Orçamento Participativo, Augusto Miranda; o presidente do Centro de Referência de Estudos e Pesquisas Paulo Freire, Agostinho Rosas; a deputada estadual e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, Teresa Leitão; e o vereador e presidente da Câmara do Recife, Jurandir Liberal.

O Encontro faz parte da programação do calendário da Rede de Ensino Municipal, portanto, não há aulas nas unidades escolares nos dias de evento. No entanto, os 200 dias letivos estão garantidos para os estudantes da rede