NOTÍCIAS

Cultura | 19.09.12 - 19h12

Alunos da Escola Cecília Meireles vão ao teatro

Espetáculo fala do bullying e da necessidade do respeito às diferenças

Por Marcos da Silva

Cem estudantes de 7 a 12 anos, que cursam do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental, na Escola Cecília Meireles, unidade da Rede Municipal de Ensino, localizada no bairro da Macaxeira, participam a partir desta quinta-feira (20), do projeto Tô ligado na arte, que tem como meta qualificar a recepção de alunos e professores quanto aos espetáculos de circo, dança e teatro, estimulando o interesse desse público-alvo pelas artes cênicas.

O projeto Tô ligado na arte, é uma parceria da Secretaria de Cultura, via Fundação de Cultura Cidade do Recife com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), por meio do Programa Bairro Escola, foca as linguagens da dança, do circo e do teatro e se dividem em três etapas: visita dos artistas à escola com o objetivo de sensibilizar os estudantes para o espetáculo, na quinta (20), às 14h; ida dos estudantes para assistir ao espetáculo A Terra dos Meninos Pelados, baseado na obra de Graciliano Ramos com adaptação e direção Samuel Santos, no sábado (22), às 16h30 e volta dos artistas à escola para que se crie uma relação pedagógica a partir do espetáculo, em data a ser marcada.

“Na visita a ideia é mostrar os atores falando de seu trabalho no palco. Na ida ao teatro, os alunos irão conscientes e acompanharão o espetáculo de maneira crítica. Assim, formaremos cidadãos que saibam interagir com a arte”, destacou a professora Francisca Maura Lima, coordenadora pedagógica do Programa Bairro Escola.

A peça – A terra dos Meninos Pelados conta a estória de Raimundo. De cabeça pelada, um olho azul e o outro preto, o menino tem que conviver com a chacota dos amigos que não aceitam seus olhos coloridos e sua cabeça sem cabelos. O menino então cria um mundo imaginário onde as pessoas são respeitadas e amadas pelo que são e não pela aparência.

Serviço:
A terra dos meninos pelados
Baseada no texto de Graciliano Ramos
Direção e adaptação de Samuel Santos
Figurino: Java Araújo
Trilha sonora: Demétrio Rangel
Elenco: André Caciano, Camila Buarque, Erick Lopes, Duda Martins, Gustavo Soares, Julia Shakurr, Michele Sant’Anna, Samuel Lira
Teatro Barreto Júnior, no Pina
Sabádo (22), 16h30