NOTÍCIAS

Cultura | 19.09.14 - 16h44

Prefeitura do Recife realiza atividades que marcam o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Ações acontecerão na Arena do Praia sem Barreiras, na Praia de Boa Viagem, e no Parque da Jaqueira, com diversas modalidades paraesportivas e apresentações culturais

Neste sábado (20), as secretarias de Turismo e Lazer, e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, através da Divisão da Pessoa com Deficiência (DPCD), realiza atividades especiais para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (comemorado no dia 21 de setembro). A ação será vivenciada a Arena do Praia Sem Barreiras, das 9h às 12h, onde será trabalhado a quebra das barreiras atitudinais junto aos banhistas da Praia de Boa Viagem, no entorno da arena.

Uma dupla de atores vão apresentar uma esquete sensibilizando a população para o respeito às pessoas com deficiência. Além disso, serão distribuídos materiais informativos alertando sobre o preconceito e dicas de convivência com o segmento. Estarão também participando da ação, os conselheiros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Deficiência. Barreiras Atitudinais são posturas afetivas e sociais negativas que traduzem a discriminação e o preconceito, e que marginalizam a pessoa com base na condição física, mental ou sensorial. Restringem as possibilidades de desenvolvimento e de relação social.

Ainda dentro das ações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Esportes preparou uma série de atividades esportivas e culturais, neste domingo (21). As modalidades esportivas são adaptadas ao segmento, além de apresentações de frevo e maracatu. Os paradesportistas poderão participar de jogos de badminton, tênis de mesa, bocha, totó, cama elástica, sinuca, frisbee, peteca e vôlei, com direito a alongamento feito por um deficiente visual. As atividades acontecerão no Parque da Jaqueira, a partir das 8h.

A expectativa é reunir cerca de 200 pessoas, incluindo paratletas de destaque como Jenifer Martins, medalha de ouro no Parapan do México em 2011; Leonardo Amâncio, o “Gigante”, bronze no mundial de Atletismo Paralímpico da França, ano passado; Luiz Silva, que trouxe um ouro, 5 pratas e um bronze nas paralimpíadas de Sydney, Atenas e Pequim; e a bicampeã paralímpica Suely Guimarães, ouro no arremesso de disco em Barcelona-1992 e Atenas-2004 e bronze em Atlanta-1996, que hoje chefia a Divisão de Paradesporto da Secretaria de Esportes.

Serviço
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Sábado (20), das 9h às 12h - atividades e apresentação de teatro na Arena Praia Sem Barreiras (Avenida Boa Viagem esquina com a Rua Bruno Velôso)
DOmingo (21), a partir das 8h - atividades paraesportivas e apresentações culturais (Parque da Jaqueira)