NOTÍCIAS

Cultura | 19.09.14 - 11h09

Recife de Coração nos Bairros chega ao Hipódromo

Atividades serão realizadas nos arredores da frequentada Praça Tertuliano Feitosa

O arborizado bairro do Hipódromo será palco do Recife de Coração nos Bairros deste domingo (21). Desenvolvido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, o projeto é um convite para que a população saia de casa para vivenciar o bairro onde vive, aproveitando o que a vizinhança tem de melhor a oferecer. Promovendo sempre atividades culturais, esportivas e de lazer, a ação já passou pelos bairros do Ibura, Várzea, Santo Amaro, Vasco da Gama, Jardim São Paulo e Guabiraba.

O cenário para a 7ª edição do Recife de Coração nos Bairros é o entorno da Praça Tertuliano Feitosa, construída em 1930 por personalidades ilustres como Joaquim Cardozo, Antônio Baltar, Airton Carvalho, Hélio Feijó e João Corrêa Lima. A Praça foi planejada para ocupar o centro de uma área de 12 hectares onde funcionou o hipódromo que deu nome ao bairro.

Das 10h às 17h, não vai faltar opção de lazer para públicos de todas as idades. No Polo Cultural, além da feira de artesanato local, vai ter show de várias atrações do bairro, como a Orquestra Clave, Grupo Samba do Boy, Banda Alexandre e Seixas e Caroço da Manga, André Acioli, Banda Forró.com e Seresta Moderna de Campo Grande. E o polo infantil terá pula-pula, piscina de bola, cama elástica, tobogã, jogos de tabuleiro e espetáculo de magia.

Já o polo esportivo será espaço para praticar slackline, handebol, vôlei, futebol de barrinha, badminton e skate. Este espaço contará ainda com a apresentação do grupo Capoerá, de capoeira; uma aula especial de ginástica, oferecida pela Academia da Cidade; um aulão de alongamento e de step e, por fim, relaxamento.

E o polo de serviços contará com uma Central de Saúde, bem como com a Vacinação contra a Violência - iniciativa da Secretaria de Segurança Urbana do Recife que visa incentivar atitudes de gentileza entre as crianças, através de um jogo virtual, uma Central da Mulher, orientando as pessoas sobre a violência contra as mulheres, e emissão de Carteira de Trabalho.

Dentro da área de prestação de serviços está também a Central do Animal, onde as pessoas poderão marcar consultas para castração de cães e gatos. Após esta etapa, o próximo bairro a receber o projeto será Brasília Teimosa.

MOVE BRASIL
Este projeto faz parte da MOVE Brasil, uma campanha aberta que tem como objetivo aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016. A campanha foi criada em 2012 pelas seguintes instituições fundadoras: Serviço Social do Comércio (Sesc), Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), os Atletas pela Cidadania, a Autoridade Pública Olímpica (APO) e a Associação Internacional de Esporte e Cultura (ISCA). Mais informações: www.movebrasil.org.br.

Polo Cultural
Orquestra Clave - 10h às 11h;
Grupo Samba Boy - 11h10 às 12h10;
Banda Alexandre Seixas e Caroço de Manga - 12h20 às 13h20;
André Acioli - 13h30 às 14h30;
Banda Forró.Com - 14h40 às 15h40;
Seresta Moderna de Campo Grande 15h50 às 17h.

Polo Esportivo
Slackline - 10h às 17h;
Handebol - 10h às 17h;
Vôlei - 10h às 17h;
Futebol de Barrinha - 10h às 17h;
Badminton - 10h às 17h;
Arena Radical (Rampas de Skate) - 10h às 17h;

Grupo Capoerá - 10h às 11h;
Aula - Academia da Cidade - 10h às 11h30;
Aulão de alongamento - 10h;
Aulão de Step - 10h20;
Relaxamento - 11h;

Polo Serviços
Central de Saúde: Vacinação de Influenza, Mamografia, Aferição de Pressão, Teste de Glicose, Saúde Bucal - 10h às 17h;
Central da Mulher: Campanha contra violência - 10h às 17h;
Central da Segurança: Ônibus da Vacinação contra Violência “VACINA DO BEM” - 10h às 17h;
Central do Cidadão: Emissão de Carteiras de Trabalho - 10h às 17h;
Central do Meio Ambiente: Distribuição e informação sobre o processo de plantação - 10h às 17h;
Central do Animal: Ação educativa e marcação de castrações - 13h às 17h.