Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 19.09.18 - 10h46

Concerto gratuito da Orquestra Sinfônica do Recife será realizado amanhã (19)

img_alt

A Orquestra Sinfônica do Recife realiza o sétimo concerto oficial da temporada 2018 amanhã, às 20h, no Teatro de Santa Isabel. A apresentação gratuita terá Beethoven e Alberto Nepomuceno no programa. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)

 

Quem já estava com saudade de ouvir a Orquestra Sinfônica do Recife não pode perder o sétimo concerto oficial da temporada 2018 que ocorrerá amanhã (19), a partir das 20h, no Teatro de Santa Isabel. A apresentação é gratuita e aberta ao público.

Na programação, preparada pelo maestro Marlos Nobre, estão Ludwig Van Beethoven e Alberto Nepomuceno. Do célebre compositor alemão, o público vai ouvir a Sinfonia nº 5 em Do Menor, Opus 67. “A obra foi concluída na primavera de 1808. No entanto,  esboços desta sinfonia datam de 1804, o que demonstra o trabalho minucioso e laborioso do compositor”, conta o maestro. Segundo ele, a originalidade da 5ª Sinfonia já aparece no primeiro movimento Allegro com brio: “Beethoven constrói um grande movimento sinfônico a partir de uma única célula musical, rítmica e melódica: o famoso motivo de quatro notas que abre a obra”, continuou.

De Alberto Nepomuceno - compositor que passou a infância no Recife e, aos 18 anos, foi estudar na Itália, na Academia Santa Cecília, em Roma – será executada a peça Batuque para Orquestra. “Seguramente, sua vivência no Recife foi de extremo relevo para que o compositor escrevesse, em sua temporada na Europa, obras tão significativamente rítmicas e ligadas às batidas feéricas do Maracatu”, destaca Nobre. Para assistir ao concerto, basta chegar uma hora antes do espetáculo e retirar o convite na bilheteria no teatro.

 

Concertos para Juventude – Como de costume, um dia antes do concerto oficial da Orquestra Sinfônica do Recife, o grupo realiza uma aula-espetáculo para jovens vinculados a diversas instituições. Na manhã desta terça-feira (18), foi a vez dos adolescentes do Projeto Musical Meninos de Peixinhos aprenderem sobre os instrumentos de uma orquestra e sobre a história da música erudita.

Segundo o fundador e coordenador do projeto de Peixinhos, Lúcio Sócrates, que também toca oboé na Orquestra Sinfônica do Recife, o Concertos para Juventude é importante para toda a sociedade da capital pernambucana. “É uma forma de resgatar a música clássica e divulgá-la”, pontuou. 

Diego Ramos, 12 anos, toca flauta junto a turma do projeto de Peixinhos, mas se encantou foi com os violinos da Orquestra Sinfônica do Recife. “Essa foi a primeira vez que vi uma orquestra e que estive no Teatro de Santa Isabel. Gostei muito da experiência, principalmente de ouvir a 5ª Sinfonia. Quero voltar mais vezes, fiquei de olho nos violinos”, disse o jovem, que foi acompanhado pela mãe, Edilene Francisca do Ó, 43 anos. Ela também queria conhecer a Orquestra Sinfônica do Recife. “Adorei as histórias que o maestro contou e achei tudo muito lindo, pretendo voltar”, contou.

Para participar do projeto Concertos para Juventude, os responsáveis de escolas ou instituições devem fazer a inscrição prévia através do telefone: 3355-3323.

 

Serviço:

Sétimo Concerto Oficial da Temporada 2018 da Orquestra Sinfônica do Recife

Data: Amanhã, 19 de setembro
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)
Entrada franca. Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação
Informações: 3355-3322