Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 19.09.22 - 09h25

Recife Cuida nos Bairros realiza mais de sete mil atendimentos no bairro do Curado neste final de semana

img_alt

Iniciativa da Prefeitura do Recife reuniu profissionais de diversas especialidades da Secretaria de Saúde. Esse é o segundo fim de semana da ação. (Foto: Ivison Gambarra/PCR)


Na manhã deste domingo (18), a dona de casa Berenice Acioli chegou logo cedo ao Centro Bido Krause, no bairro do Curado, com o seu marido, José Paulo da Silva Filho, para aproveitar os serviços do segundo mutirão de saúde oferecido no Recife Cuida nos Bairros, neste fim de semana. A iniciativa, que faz parte do Recife Cuida - a maior reestruturação da saúde pública da capital pernambucana -, realizou mais de sete mil atendimentos no final de semama.

O casal, que passou por consultas com clínico geral e dermatologista, além de receber vacina contra covid-19, também pode voltar para a casa com as medicações prescritas pelos médicos e disponibilizadas gratuitamente na farmácia. “Foi um ótimo atendimento, do princípio ao fim, me senti verdadeiramente acolhida. Ontem, eu vim caminhar e vi as pessoas sendo atendidas, então me informei sobre os serviços e me organizei para trazer meu marido”, detalha Berenice. 

Além dos atendimentos de clínica geral e dermatologista, o Recife Cuida nos Bairros ofertou, durante o sábado (17) e domingo (18), consultas com oftalmologista e dentista. No local, a população também pode fazer exames de mamografia e preventivo feminino, além de avaliação física, aferir a pressão arterial, receber orientação nutricional, vacinação adulta e infantil e atualização do cartão de vacinação. Profissionais da Secretaria da Mulher estiveram também, nos dois dias, oferecendo orientação sobre violência doméstica. Também foi possível receber acolhimento por meio dos profissionais da saúde mental e levar os animais de estimação para vacinação animal antirrábica. 

Houve ainda, no fim de semana, uma programação voltada para criançada, com contação de histórias, apresentação de mágico, brincadeiras, oficinas e atividades lúdicas com recreadores. 

O Recife Cuida nos Bairros tem como objetivo ampliar o acesso dos recifenses aos serviços de saúde, que por algum motivo têm dificuldade de chegar até a Rede de Saúde do município. A iniciativa faz parte do Recife Cuida, novo modelo de gestão da Secretaria de Saúde municipal que está investindo cerca de R$ 400 milhões na promoção da maior reestruturação da saúde da capital pernambucana até 2024. 

“Esse é o segundo final de semana do Recife Cuida nos Bairros e a gente percebe a grande procura do público nesta segunda edição. Ontem, realizamos muitos atendimentos e hoje também teve muita gente para ser atendida. Essa é uma estratégia muito boa para a população que de alguma forma tem dificuldade de acesso à nossa Rede”, detalha a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. 

No fim de semana passado, o bairro da Iputinga recebeu a primeira edição do evento, na Escola Municipal Diná de Oliveira, onde foram realizados mais de 3,1 mil atendimentos. A expectativa é que, a cada fim de semana, a iniciativa percorra um bairro diferente, ampliando ainda mais o acesso da população à Rede Municipal de Saúde. 

Maria do Carmo Laurindo sabe bem o que é isso. Aproveitou a ação no Bido Krause para trazer a filha Letícia de Souza Laurindo para uma consulta com o oftalmologista. “Eu soube pelas redes sociais que iria acontecer aqui e trouxe minha filha, porque em casa eu e meu marido usamos óculos. Como o orçamento está curto, essas ações do SUS são maravilhosas. É uma oportunidade para as pessoas terem atendimentos de saúde e perto de casa”, explica a dona de casa. 

Assim como ela, Alex Henrique da Silva, morador do bairro, também soube da ação pelas redes sociais. Hoje, procurando atendimento para dentista e oftalmologista, ele contou que a mãe também veio ao evento, mas no sábado (17). “A minha mãe veio ontem, contou como foi o atendimento e eu aproveitei para vir hoje para procurar um dentista e oftalmologista. São muitos serviços e está sendo muito bom”, complementa. 

No local, além dos atendimentos e exames realizados, também foram entregues medicamentos, distribuídos preservativos, hipoclorito de sódio e kits de saúde bucal.