NOTÍCIAS

Cultura | 19.10.11 - 10h20

Codecir participa de Encontro Latino-Americano de Psicologia em Emergências e Desastres

A Defesa Civil do Recife irá apresentar sua experiência no trabalho de prevenção e em situações emergenciais

A Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir), a convite do Conselho Federal de Psicologia, irá participar do II Congresso e III Encontro Latino-Americano e do Caribe de Psicologia em Emergências e Desastres, que acontece entre os dias 20 e 22 deste mês, em Lima, capital do Peru. O evento é organizado pela Sociedade Peruana de Psicologia em Emergências e Desastres, Colégios de Psicólogos do Peru e Brigadas Azuis.

Para a coordenadora da Codecir, Keila Ferreira, a participação da Defesa Civil do município é fruto do reconhecimento do trabalho realizado. “A gente vem em uma crescente de trabalho de prevenção, que é referência nacional, e que agora está tendo reconhecimento fora do Brasil. Por isso, é importante discutirmos a nossa experiência com a participação popular nessa discussão, que é nova, mas que já realizamos aqui, com a comunicação de risco para a população do Recife”, afirmou.

A analista de Defesa Civil e psicóloga da Regional Sul da Codecir, Maria Clara Mendes de Souza, vai representar o órgão municipal no encontro, junto à delegação brasileira. “O Conselho Federal de Psicologia fez o convite para que a gente possa apresentar a experiência da Codecir no trabalho de prevenção de acidentes e em situações emergenciais”, disse.

A psicóloga participará de uma mesa redonda sobre experiências brasileiras em emergências e desastres. Na ocasião, ela irá falar sobre a Defesa Civil no Brasil; o histórico da Codecir; a atuação do órgão a criação do Programa Guarda-Chuva; e os desafios da psicologia em situações de prevenção e emergenciais, dentre outros assuntos.

ASSUNTOS: