Estudantes municipais visitam a VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
Palestras, exposições, exibição de vídeos e oficinas de estórias em quadrinhos foram algumas atividades do dia
Por Marcos da Silva
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, levou, nesta terça-feira (18), 600 estudantes de 12 escolas municipais para conhecer e participar das ações da VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. O evento, que está sendo realizado no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, traz este ano o tema “Prevenção para um Recife melhor”.
“Esta ação, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, tem o intuito de promover espaços de socialização das experiências didáticas realizadas por professores e alunos. O estudo das ciências precisa estar voltado às necessidades da sociedade. Muito dos estudos da sala de aula são expostos nesta Semana para que o educando tenha a oportunidade de vivenciar o conhecimento adquirido”, ressalta a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano.
Durante a tarde, os estudantes puderam acompanhar um Show de Química, uma palestra sobre asteroides, oficina de estórias em quadrinhos e exposições de projetos de Ciências, Física e Matemática.
Lecionando Física e Astronomia na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Antonio Carlos Miranda ministrou a palestra “Asteroides em Rota de Colisão com a Terra”. “Foi construído um observatório na cidade de Itacuruba, no sertão pernambucano, para rastrear asteroides com possibilidade de cair na Terra. O povo precisa saber que estudos estão sendo feitos para que se criem mecanismos que evitem que estes objetos, rochosos ou metálicos, que tanto podem ter o tamanho de uma laranja quanto o de um edifício, colidam com o nosso planeta. Um acidente dessa dimensão pode ser catastrófico”, ressalta o educador.
Na hora da merenda, o aluno Carlos Roberto (13 anos), que cursa o 4º ano do 2º ciclo (5ª série) na Escola Municipal Divino Espírito Santo (Caxangá), revelou: “Gostei muito da palestra sobre asteroides. Ciências é minha matéria preferida”.
No térreo do Centro Paulo Freire, estão os estandes com as experiências e projetos nas áreas de Ciências, Física e Matemática. Em um deles está a produção de sabão caseiro realizada pelo animador cultural Flávio Reis, da Escola Municipal Antônio de Brito Alves, na Mustardinha. “Em parceria com a Secretaria de Saneamento, por meio da autarquia Sanear, detectamos que um dos maiores problemas do bairro é o entupimento das galerias por conta do óleo de comida jogado no ralo da cozinha. Estamos cadastrando as donas de casa que moram em nove ruas onde o problema é mais sério. Elas nos doam o óleo para o projeto Recicle e Preserve o Rio Jiquiá e recebem o sabão. A ideia é produzir o sabão e que as mães dos nossos alunos participem do processo para aprender como se faz o produto. Depois, elas mesmas o produzem em casa, gerando renda para a família e preservando o meio ambiente”, explica Reis.
Nesta quinta (20) e sexta-feira (21), o projeto Educação com Energia da Celpe levará um caminhão com recursos multimídias, que se transforma em sala de aula para a rua lateral do local onde ocorre a VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. Também na sexta, às 16h, serão conhecidos os três primeiros colocados no concurso de vídeos produzidos por celular. Os vídeos estão no endereço www.semanamunicipaldecienciaetecnologia.wordpress.com/concurso/ e a escolha se dará pelo voto durante o acesso. Até o final do último dia da Semana, educandos de 30 escolas da Rede Municipal de Ensino terão passado no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire para acompanhar as atividades.
.
Serviço:
VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
Tema: “Prevenção para um Recife melhor”
De terça (18) à sexta-feira (21), a partir das 9h
Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire
Rua Real da Torre, 299, Madalena
Outras informações:
http://semanamunicipaldecienciaetecnologia.wordpress.com