NOTÍCIAS

| 19.10.12 - 19h20

Grupo Pé no Chão abriu programação de rua do FIDR

[caption id="attachment_27417" align="alignleft" width="334"] A coreografia Resistência Cultural da Etnia Mista, do Grupo Pé no Chão (PE) abriu alas para o Festival. Foto: Inaldo Lins[/caption]

A Praça da Independência, no centro da cidade, tornou-se um verdadeiro palco para a primeira das apresentações de rua do Festival Internacional de Dança do Recife, realizado pela Prefeitura do Recife. A coreografia Resistência Cultural da Etnia Mista, do Grupo Pé no Chão (PE) tomou a atenção de quem passava pelo local.

“Esta edição do Festival está bem variada, oportunizando diversas estreias, como essa do Grupo Pé no Chão, e mini temporadas. A apresentação é resultado de um trabalho muito bonito de intercâmbio com a cultura moçambicana e uma ótima maneira de aproximar o público da linguagem da dança”, comentou Arnaldo Siqueira, coordenador do FIDR.

Com música executada ao vivo e figurinos coloridos, os mais de 20 dançarinos revelam por meio de cada movimento a luta do povo africano diante da colonização européia e da escravidão. “A coreografia foi pensada para mostrar os costumes da cultura africana, o modo de vida dos nossos ancestrais. È importante dizer também que o trabalho que desenvolvemos com esses jovens transmite, além desse conhecimento, o valor da identidade cultural e o principio de liberdade do corpo”, explicou o educador do Grupo Pé no Chão, Jocimar Borges.

Antes da apresentação começar, a vendedora Rosana Alves já aguardava para ver o que estava acontecendo no local e o que seria só mais um dia de folga, terminou com uma ótima programação, contou ela. “Eu tava passando, vi o movimento e resolvi ficar pra assistir. É lindo. A dança africana é contagiante e importante pra gente se lembrar de como o Brasil começou. Adorei”, disse Rosana.

O Festival Internacional de Dança do Recife tem sua abertura oficial logo mais às 20h, no Teatro Luiz Mendonça, com o espetáculo: As Canções que Você Dançou pra Mim (RJ). A entrada é gratuita. A programação segue até o dia 27 de outubro. Os detalhes sobre os espetáculos estão no site www.festivaldancarecife.com.