NOTÍCIAS

Cultura | 19.10.14 - 14h40

Professores passeiam pelos pontos históricos do Bairro do Recife a bordo do barco-escola

[caption id="attachment_49409" align="alignleft" width="680"] Os docentes andaram de catamarã e participaram do Cine Educador. A programação de dia dos Professores encerra-se neste domingo, com um café da manhã. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)[/caption]

No terceiro dia de programação para comemorar o Dia dos Professores, celebrado na última quarta-feira (15), os docentes da Rede Municipal de Ensino do Recife aproveitaram este sábado (18) para passear pelos pontos históricos do Bairro do Recife a bordo do barco-escola da Escola Ambiental Águas do Capibaribe, que durante a semana é usado como sala de aula para os estudantes da Rede Municipal. No Marco Zero, onde ocorreu a concentração, os professores e seus familiares foram recepcionados ao som do frevo tocado pelos alunos da orquestra da Escola Municipal de Tempo Integral Dom Bosco, localizada em Jardim São Paulo. Os alunos, que disputam neste domingo (19) a final da VI Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras, estavam acompanhados de cinco passistas que estudam na Escola Municipal Almerinda Umbelino de Barros, no Vasco da Gama.

Durante o passeio no barco-escola, os professores e seus acompanhantes viram o Recife por outro ângulo e conheceram um pouco sobre a história das pontes Maurício de Nassau, Buarque de Macedo, do Limoeiro e de Ferro; receberam informações históricas e geográficas sobre o Cais de Santa Rita, o Porto do Recife e o manguezal, além de terem uma verdadeira aula de educação ambiental.

O passeio foi conduzido pelo vice-diretor da Escola Ambiental Águas do Capibaribe, José Renato da Silva, pela professora de biologia Kate Limeira e pela professora I Jerrana Cantarelli, que também aproveitaram o dia para se confraternizarem com os colegas de profissão. “Hoje damos uma aula mais ligth, pra que vocês não se estressem na semana dos professores. Em nome Secretaria de Educação do Recife, queremos dar os parabéns e agradecer o empenho de vocês durante todo o ano. Nós também somos professores e sabemos da importância do nosso papel na sociedade”, disse José Renato, que também é professor de geografia.

Uma das participantes da atividade foi Andréa Alessandra Cavalcante, docente da Escola Municipal da Guabiraba. “Sou professora da Rede Municipal há cinco anos e ainda não tinha conhecido o barco-escola. Eu e meu filho adoramos o passeio. Gostei bastante das informações históricas e também acho muito importante o trabalho que eles fazem de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente”, avaliou a docente.

CINEMA – Nessa sexta-feira (17), durante a segunda noite de atividades em homenagem ao Dia dos Professores, os educadores participaram de uma sessão de cinema. O Cine Educadorfoi montado no auditório do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, onde foi exibido o filme Nenhum a Menos, do diretor chinês Zhang Yimou. O longa retrata as condições da educação na zona rural chinesa. Na aldeia de Shuiquan, o professor titular da escola é obrigado, por circunstâncias pessoais, a se ausentar e é substituído por uma jovem de apenas 13 anos. A película foi vencedora do prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Veneza, em 1999.

 Edmundo Bento da Silva, professor da Escola Municipal Maria Sampaio Lucena, da UR-1 (Ibura), comentou que a iniciativa da Secretaria de Educação do Recife permitiu uma reflexão sobre a realidade diária dos educadores. “Ações como esta são válidas, pois o filme que está sendo exibido hoje trabalha temáticas do nosso dia-a-dia”, avaliou.

Segundo a gerente-geral de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Adilza Gomes, é importante valorizar os educadores nos aspectos financeiros, acadêmicos e também culturais. “O professor é um cidadão que forma outros cidadãos e, pra isso, ele precisa estar bem informado. Esses momentos contribuem para isso e também servem para agradecemos o belo trabalho dos educadores produzido nas escolas.”

As comemorações em homenagem aos professores se encerram neste domingo (19), com um café da manhã com os educadores, às 7h30, na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife. No espaço, os professores e familiares poderão contar com várias atividades de lazer, como a Ciclofaixa de Turismo e Lazer.