PCR abre inscrições para interessados em se apresentar no Festival de Juventude
A Prefeitura do Recife abre inscrições, a partir da próxima segunda-feira (22), para os jovens recifenses interessados em fazer apresentações artísticas no 2º Festival de Juventude do Recife: #DefendendoDireitos, que será realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH) do próximo dia 31 até o dia 3 de novembro. O evento é uma parceria com o No Ar Coquetel Molotov e o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude, e conta ainda com apoio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e outras secretarias da PCR, além do Coletivo Boikot e da ONG Cores do Amanhã.
A Secretaria Executiva de Juventude do Recife (Sejuv) vai selecionar, até o próximo dia 26, cinco expressões artísticas juvenis para as apresentações do dia 3, no Parque da Macaxeira, para incentivar e dar visibilidade ao trabalho artístico de jovens, de forma individual ou coletiva, nas diversas linguagens desenvolvidas nos diferentes territórios da cidade do Recife. É possível se inscrever nas áreas de expressão artística musical, corporal (teatro e/ou dança) e visual (desenho, pintura, colagem, fotografia e/ou gravura).
O edital da seleção e a ficha de inscrição estão disponíveis no nosso portal. Os interessados devem morar no Recife e ter idade entre 18 e 29 anos. A ficha de inscrição preenchida deverá ser entregues na sede da Sejuv, na Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, nº 5.600, Casa Amarela, no horário das 8h30 às 16h30.
O resultado será divulgado no próximo dia 30, através do site da PCR e do Diário Oficial do Município. Quem tiver dúvidas pode ligar para os telefones 3355-3700 e 99488-6267, ou mandar e-mail para priscila.estevao@recife.pe.gov.br.
Cerca de dois mil jovens participaram da 1ª edição do Festival de Juventude, em outubro de 2017. Para 2018, quando a programação foi ampliada de um para três dias, a estimativa de público é três mil pessoas.
De acordo com a secretária-executiva de Juventude do Recife, Camila Barros, o 2º Festival de Juventude tem o objetivo de promover um intercâmbio de manifestações artísticas, culturais e políticas das diversas juventudes da cidade, incentivando a ocupação criativa do espaço público por parte dos jovens e favorecendo a construção de um ambiente de não violência, que trabalha a dimensão da tolerância e da cultura de paz. “Acreditamos que a realização de festivais juvenis anuais e gratuitos na cidade contribui para o fortalecimento da cultura dos grupos juvenis e favorece o surgimento de novas bandas e coletivos culturais”, disse.
No dia 31, o festival começa com um “rolezinho” especial de Dia das Bruxas no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha. Já no dia 1º, a programação cultural e esportiva será no Parque do Caiara, na Iputinga. O ponto alto da programação será o dia 3 de novembro, no Parque da Macaxeira, onde haverá intervenções artísticas, oficinas, rodas de diálogo, feirinha e uma prévia da 15ª edição do festival No Ar Coquetel Molotov. Os detalhes da programação serão divulgados nos próximos dias.
Confira AQUI o edital da seleção