Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 19.10.22 - 18h00

Samu Metropolitano do Recife participa de exposição e palestra em feira hospitalar

img_alt

Além de ter um espaço na 10ª edição da HospitalMed para apresentar o seu funcionamento e estrutura, o Samu vai apresentar uma palestra sobre Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV). (Divulgação/SESAU)

Pelo segundo ano consecutivo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) da Prefeitura do Recife participa da HospitalMed, uma feira de produtos, equipamentos, serviços, tecnologia e conteúdo para hospitais, laboratórios, farmácias, clínicas, consultórios e profissionais de saúde. O Samu vai se juntar a outros mais de 270 expositores do evento, que, em sua décima edição, começa nesta quarta (19) e segue até a sexta-feira (21), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. 

 

Na ocasião, o Samu Recife terá um espaço para apresentar o seu funcionamento e estrutura. Além disso, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço fará demonstrações sobre atuação na educação em saúde e extensão comunitária, como as questões dos projetos “Samu nas Escolas” - que faz abordagens educativas com crianças para evitar trotes para os serviços de socorro; e “Samu 60+”, que trata da orientação e prevenção de quedas em idosos.

 

Além disso, na sexta-feira (21), às 16h30, o Serviço vai apresentar a palestra “Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV)”, comandada pelo coordenador do NEP do Samu Recife, Petrus Andrade Lima. Os IMV foram tema do 3º Curso de Desastres e Incidentes com Múltiplas Vítimas em Atendimento Pré-hospitalar, promovido em setembro pelo Samu. Cerca de 400 profissionais de saúde participaram do evento. 

 

Os Incidentes com Múltiplas Vítimas são eventos que envolvem mais de cinco pessoas em estado grave e que podem sofrer prejuízo no abastecimento, comunicação, transportes e acesso ao local. Para que o atendimento a esses pacientes seja bem sucedido é necessário que haja comando, comunicação e controle.