PCR participa da II Jornada Estadual de Direitos Humanos com atividades especiais
Exposições, palestras, espetáculos teatrais e oficinas fazem parte da programação
A Prefeitura do Recife dará início, nesta terça-feira (20), a uma programação especial em comemoração aos 64 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), proclamada em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se da II Jornada Estadual de Direitos Humanos, uma ação conjunta da gestão municipal com o Governo do Estado de Pernambuco. O evento segue até o dia 10 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos, e conta com a participação do Governo Federal, por meio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; da pasta municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC) e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), entre outras instituições.
O objetivo da Jornada é destacar os projetos desenvolvidos nesta área em todo o Estado e provocar a reflexão da sociedade sobre o respeito aos direitos de cada cidadão. No Recife, a SDHSC constitui o núcleo central do sistema de coordenação e implantação de políticas afirmativas de direitos e garantias constitucionais.
Durante o evento, serão promovidas atividades como exposições, espetáculos musicais e teatrais, debates, mostra de cinema, feiras de direitos humanos, oficinas sobre violência contra a mulher e contra a pessoa idosa. Além disso, serão apresentados os artigos que integram a DUDH.
Também participam do evento as secretarias estaduais da Criança e Juventude, Educação, Saúde e Ciência e Tecnologia; as prefeituras de Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Salgueiro, Petrolina, Garanhuns, Goiana e Olinda; e as instituições Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, Conservatório Pernambucano de Música (CPM), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Confira aqui a participação da PCR na II Jornada Estadual de Direitos Humanos.
Declaração – A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi proclamada em 10 de dezembro de 1948 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Paris. Elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais, a DUDH é uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações que estabelece a proteção universal dos direitos humanos.